Saber a procedência dos produtos que consumimos é essencial para evitar danos à saúde. Quando se trata de alimentos, especialmente de origem animal, como leite, ovos, mel, pescados, carnes e seus derivados, essa atenção precisa ser redobrada. Por isso, o governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), atua de forma rigorosa com fiscalização e inspeção sanitária em estabelecimentos no Acre.
O principal objetivo da inspeção é garantir que os alimentos disponíveis no mercado estejam dentro dos padrões de qualidade e segurança exigidos por lei. Essa prática protege a saúde da população e atua de forma preventiva, reduzindo a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos contaminados, como as zoonoses e as intoxicações alimentares.
O trabalho do Idaf assegura que os produtos comercializados no estado estejam dentro dos padrões de segurança e qualidade exigidos pelo Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa). Essa inspeção deve ser tanto sanitária quanto industrial, ou seja, abrange desde as condições de higiene nas instalações e equipamentos até os processos de produção, transporte e comercialização dos alimentos.
Por meio de campanhas educativas, divulgação de informações e apoio às iniciativas dos órgãos de fiscalização, o Idaf atua como uma ponte entre o governo e a população, promovendo a conscientização sobre o consumo correto de produtos por meio da educação em saúde.
O instituto alerta sobre os benefícios do selo de inspeção, que assegura a qualidade, a procedência e a conformidade dos alimentos com as normas sanitárias. Destacam-se o Selo D’Colônia, voltado para agricultores que produzem em pequena escala e de forma artesanal, bem como os selos de inspeção municipal (SIM), estadual (SIE) e federal (SIF). Esses selos garantem que os alimentos passaram por rigorosos processos de controle de qualidade e atendem às normas sanitárias estabelecidas por lei.
“O Serviço de Inspeção Estadual atua em todas as indústrias que utilizam produtos de origem animal como matéria-prima, por meio de fiscalizações permanentes, com avaliação de animais para abate e de seus produtos ou de verificações periódicas, como vistorias pontuais, que analisam pontos críticos da produção industrial e verificam as condições higiênico-sanitárias dos produtos. Essas ações têm como foco orientar as indústrias para uma produção dentro dos parâmetros legais, sempre prezando pelo autocontrole, ou seja, verificando se a empresa se autorregula. No entanto, em casos de risco iminente à saúde pública, são tomadas medidas imediatas, como a interdição dos estabelecimentos e a suspensão das atividades industriais”, explica Carolina Barquete, chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Idaf.
Dessa forma, o Idaf reforça seu papel fundamental na proteção da saúde pública e na garantia da segurança dos alimentos, por meio da fiscalização rigorosa e da promoção da conscientização sobre a importância do consumo de alimentos inspecionados e em conformidade com a legislação vigente.
The post Idaf destaca a importância da conscientização sobre o consumo de produtos com selo de inspeção appeared first on Noticias do Acre .