O Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é um ponto turístico que guarda a história do início de Porto Velho. Muito procurado por moradores e turistas, atraídos pelo museu e apreciação do pôr do sol, o complexo poderá ficar ainda mais completo se o embarque dos tradicionais passeios de barco voltar a acontecer no local, iniciativa defendida pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel).
Além de ser um atrativo a mais para os turistas, o retorno do embarque dos passeios pelo Complexo Madeira-Mamoré é um anseio da população porto-velhense, que lembra com nostalgia dos tempos em que a praça era o ponto de partida e chegada das embarcações de recreação turística e cultural. Lideradas pela Semtel, as tratativas estão em andamento junto ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/RO), Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMDC), Procuradoria Geral do Município, Complexo Madeira-Mamoré e secretarias municipais parceiras.
SEGURANÇA
Daniel Maciel, diretor da SMDC, também orienta sobre a melhoria no embarque, com o objetivo de evitar que as pessoas passem pela área afetada por desbarrancamentos. “Nossa colaboração é em virtude da segurança da população, tendo em vista os desbarrancamentos que acontecem no local. Como órgão de articulação e prevenção, a nossa missão é prevenir que futuros acidentes aconteçam”.
ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Para além da segurança e infraestrutura, o passeio de barco se tornará uma experiência completa ribeirinha para quem vem de fora. Mudanças estão a caminho para que moradores e turistas sejam bem recebidos e desfrutem do melhor que Porto Velho tem a oferecer. Como parte dos esforços para incrementar a experiência do público, nesta semana, cerca de 20 pessoas das famílias que trabalham nos quatro barcos de passeios participaram de uma capacitação em atendimento ao público.
PRÓXIMOS PASSOS
Uma visita técnica será realizada pelas instituições envolvidas para a vistoria do espaço e verificação do melhor ponto para implantação do embarque e desembarque. Enquanto isso, os passeios funcionam normalmente com embarques durante a semana aos finais de tarde, e aos finais de semana de hora em hora, pelo Cai N’Água. Mais informações sobre os passeios de barco podem ser obtidas pelo telefone da Associação dos Barcos de Apoio ao Turismo em Porto Velho: (69) 99962-2068.
Texto:Isabella Leite
Fotos:Isabella Leite
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)