O presidente da Associação dos Barcos de Apoio ao Turismo em Porto Velho, Marcos Barroso Passos, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Porto Velho em promover oficinas de capacitação para os barqueiros que atuam nos passeios turísticos pelo rio Madeira, atividade que já existe há mais de 30 anos.
“É uma iniciativa excelente. Aqui no Cai N’água estamos há cerca de oito anos, e nenhum prefeito anterior mostrou essa preocupação em nos capacitar para representar Porto Velho da melhor forma possível aos visitantes”, destacou Marcos.
Finalizada na quinta-feira (14), a capacitação foi realizada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Sebrae Rondônia, integrando o projeto “Passeio Beradeiro – Navegando pelas Origens”.
Paulo destacou também a colaboração da Unir e do Sebrae, que possibilitou capacitar 20 trabalhadores das quatro embarcações que realizam os passeios turísticos pelo rio. Ele ainda reforçou o papel da associação dos barqueiros na organização da atividade.
PARCEIROS
O professor Haroldo Medeiros, do programa de pós-graduação em Administração da Unir, destacou a colaboração contínua da universidade com as embarcações do rio Madeira, por meio de ensino, pesquisa e extensão. Ele e sua equipe ministraram três palestras sobre qualidade no atendimento, tecnologia e mídias sociais, e ética.
“Acreditamos que essa parceria cumpre uma função social importante, promovendo oportunidades de empreendedorismo e desenvolvimento, especialmente para populações em situação de vulnerabilidade”, comentou Haroldo.
O secretário Paulo Moraes reforçou que a gestão do prefeito Léo Moraes busca valorizar o passeio de barco e o trabalho dos barqueiros, qualificando-os em atendimento ao cliente, hospitalidade e segurança, além de valorizar as atrações culturais regionais, incluindo degustações gastronômicas.
As oficinas ministradas pela Unir abordaram receptividade, hospitalidade, marketing e mídias sociais, enquanto o Sebrae focou em precificação, empreendedorismo e gestão de negócios turísticos.
Texto:Augusto Soares
Foto:Leandro Morais
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)