Foi com alegria e empolgação que o seu José Pinheiro, de 72 anos, decidiu mudar o visual. “Quero corte na tesoura e penteado pra trás”, disse ele ao ser levado pelas cuidadoras para cortar o cabelo. Seu José foi um dos idosos a serem beneficiados com a ação promovida pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), nessa terça-feira, 12, no Lar Vicentino, em alusão ao Dia dos Pais.
Além do corte de cabelo, o Iapen também fez a distribuição de sandálias e hortaliças produzidas por detentos do Sistema Penitenciário. A ação, organizada pela Divisão de Trabalho Produção e Renda, além de proporcionar aos idosos um momento de atenção e afeto, oportunizou ressocialização aos privados de liberdade.
Vitor Djannaro, chefe da Divisão de Trabalho, Produção e Renda do Iapen, falou sobre a ação: “É uma honra proporcionar esse momento aos idosos e também mostrar para a sociedade um pouco do trabalho feito pela instituição com a utilização da mão de obra de detentos, desde a produção das sandálias e hortaliças, até o corte de cabelo, oportunizando aos privados de liberdade a remição de pena. Isso os motiva para que, quando saírem do ambiente prisional, tenham um trabalho digno e possam sustentar suas famílias”.
O detento A. T. O. aproveitou a oportunidade. “Eu estou muito feliz por estar aqui ajudando esses senhores de idade, que já sofreram muito na vida. Hoje eu não tenho meu pai, queria muito dar um abraço nele, mas hoje eu fico muito gratificado por estar aqui ajudando nesse evento maravilhoso”, disse ele enquanto fazia o corte de tesoura, penteado para trás, pedido pelo seu Francisco Pinheiro.
André Vinício de Assis, diretor de Reintegração Social do Iapen, explicou que a instituição, junto à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Tribunal de Justiça (TJ), entre outros órgãos, tem um trabalho forte voltado para a área da ressocialização. “O Iapen está com o olhar muito voltado para a socialização, e hoje, dentro do complexo, nós temos diversas atividades voltadas para esse fim, e algumas delas nós estamos trazendo hoje aqui. O Iapen tem vários fins de trabalho que proporcionam aos privados de liberdade a oportunidade de se qualificar e também colocar em prática, e isso tem que ser colocado externamente para que a sociedade venha ver e ter um outro olhar, um olhar diferenciado a respeito do sistema penitenciário”.
A diretora do Lar Vicentino, Waldenize Rebelo, agradeceu a atenção dada aos internos. “Olha, é de grande importância, porque não é apenas uma doação em si, mas esse contato direto com o idosos faz muito bem para eles, porque eles se sentem valorizados, eles se sentem especiais”, destacou.
The post Iapen realiza ação de cuidado a idosos do Lar Vicentino appeared first on Noticias do Acre .