Era bem cedo da manhã de sábado (9) quando Luiz Henrique, de 17 anos, chegou ao Teatro Banzeiros, no Centro de Porto Velho, acompanhado de um amigo de escola. Aluno do 3º ano do Colégio Tiradentes, ele estava ansioso para aproveitar cada minuto do Aulão Pré-Enem gratuito organizado pelo Departamento de Políticas Públicas para a Juventude, da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e parceria com o Colégio Sapiens.
A manhã começou com dinâmicas e orientações, mas o foco era claro: revisar os principais conteúdos que podem garantir uma boa nota no exame nacional. Para Luiz, o sonho vai muito além da sala de aula. “Eu almejo tirar boa nota no Enem para cursar Bioquímica, Direito ou Educação Física. Meu sonho é ser coronel da Polícia Militar ou Perito Criminal, contou o estudante, confiante de que a dedicação fará a diferença.
Para o diretor de Políticas Públicas para a Juventude da Semias, Márcio Coimbra, a ação representa mais que um reforço escolar. “O Enem é muito importante. Com a nota, o estudante pode ingressar em faculdades. E a gente sabe como isso é essencial, principalmente para jovens de baixa renda”, destacou.
No período da tarde, entre anotações e perguntas aos professores, outro jovem aproveitava cada instante. Ítalo Gabriel, 15 anos, aluno do 1º ano da Escola Estadual João Bento da Costa, está determinado a construir um futuro na área de exatas. Ele quer começar a se preparar desde cedo para chegar ao exame com segurança e boas perspectivas. “Esse aulão é muito importante para aprender e depois unir os conhecimentos que adquiri aqui, com o da escola, mais os estudos em casa".
Mais do que um encontro de revisão, o evento foi uma oportunidade de troca, incentivo e motivação, ingredientes essenciais para quem está prestes a enfrentar um dos maiores desafios da vida estudantil.
Texto:Jhon Silva
Foto:José Carlos
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)