Com apoio do governo de Rondônia uma servidora da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), a analista tributária, Veridiane Ferreira dos Santos, participou do módulo internacional do programa “Mulheres na Liderança: Um Programa para Líderes Emergentes”, realizado nos Estados Unidos em parceria com a Divisão de Educação Continuada de Harvard. A servidora integrou o grupo que apresentou um projeto de aplicação de inteligência artificial para monitoramento de cronogramas físico-financeiros de obras públicas, trabalho que obteve a nota máxima (10) e foi classificado em primeiro lugar entre todos os projetos apresentados, garantindo assim a sua vaga no módulo internacional.
A participação internacional foi possível graças ao desempenho da servidora no curso Formação de Lideranças Femininas em Finanças Públicas, iniciado em dezembro de 2024 e promovido em parceria entre a Instituição de Ensino Superior Brasileira (Insper), uma Instituição Financeira e o Tesouro Nacional. O programa é uma iniciativa estratégica financiada por contrapartidas de garantias do Tesouro Nacional, em parceria com uma Instituição Financeira e o Insper dedicada ao ensino e à pesquisa, e tem como foco o fortalecimento da liderança feminina no setor público, por meio do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais voltadas à atuação em finanças públicas.
FORMAÇÃO INTERNACIONAL
O módulo final do programa foi realizado entre os dias 28 e 30 de julho, na Universidade de Harvard, com aulas ministradas por professoras de destaque internacional. A formação foi voltada exclusivamente para mulheres em posição de liderança ou com alto potencial de crescimento, com foco em habilidades práticas, estratégicas e relacionais.
Durante os três dias de curso, foram abordados temas essenciais à liderança pública, como: comunicação executiva, negociação com perspectiva de gênero e estratégia relacional, com foco no fortalecimento da presença feminina, construção de autoridade e desenvolvimento de redes de influência com empatia e impacto sustentável.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o governo do estado incentiva à qualificação dos servidores que buscam crescer por meio do conhecimento. “Essa conquista mostra o quanto investir em formação é estratégico para termos uma gestão pública mais eficiente, inovadora e representativa”, pontuou.
Segundo o secretário de Finanças, Luís Fernando Pereira da Silva, essa formação representa um ganho não só para a servidora, mas para toda a equipe da Sefin. “Esse tipo de capacitação contribui diretamente para o fortalecimento institucional e para a construção de políticas públicas mais humanas e eficazes”, afirmou.
A servidora compartilhou a experiência de forma inspiradora. “Minha participação no programa representou uma vivência transformadora. Aprofundei competências essenciais à liderança contemporânea e fortaleci ainda mais meu compromisso com a gestão pública pautada na ética, inovação e visão de futuro”, ressaltou Veridiane.
Ela também fez questão de incentivar outras mulheres a buscarem oportunidades de crescimento. “Quero apoiar e incentivar que outras mulheres invistam em formações qualificadas e se engajem em desafios de liderança. A presença feminina em espaços estratégicos é fundamental para promover decisões mais inclusivas, impulsionar a inovação e contribuir para políticas públicas mais eficazes”, destacou.
Fonte
Texto: Suelen Viana
Fotos: Ascom Sefin
Secom - Governo de Rondônia