Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Polícia Civil reforça combate à violência contra a mulher com Operação Shamar

A Polícia Civil do Acre (PCAC) participa ativamente da Operação Shamar, uma ação integrada coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Públic...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
08/08/2025 às 08h40
Polícia Civil reforça combate à violência contra a mulher com Operação Shamar
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Polícia Civil do Acre (PCAC) participa ativamente da Operação Shamar, uma ação integrada coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que mobiliza todas as forças de segurança do país no combate à violência contra a mulher. A operação, que teve início no dia 1º de agosto e segue até 4 de setembro, realiza hoje o seu Dia D, data escolhida em homenagem aos 19 anos da promulgação da Lei Maria da Penha.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Ações preventivas e repressivas marcam o Dia D da Operação Shamar, em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha. Foto: arquivo/ PCAC
Ações preventivas e repressivas marcam o Dia D da Operação Shamar, em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha. Foto: arquivo/ PCAC

Durante a data, a PCAC intensifica as ações repressivas e preventivas em todo o estado, com reforço das unidades policiais em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. Além das diligências para cumprimento de mandados e prisões, também estão previstas atividades de conscientização e orientação à população, reforçando o compromisso da instituição com a proteção das mulheres e a punição dos agressores.

“A Operação Shamar é uma demonstração clara de que o enfrentamento à violência contra a mulher é uma prioridade. No Acre, estamos atuando com firmeza e sensibilidade, unindo ações repressivas e preventivas para garantir que cada mulher tenha o direito de viver sem medo. Nosso trabalho vai além da repressão: é também acolher, orientar e proteger. E neste Dia D, em que celebramos os 19 anos da Lei Maria da Penha, reforçamos nosso compromisso com a vida e a dignidade de todas as mulheres acreanas”, enfatizou a delegada Juliana De Angelis, responsável pelas ações da Operação Shamar no Acre.

A Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, é considerada um marco histórico no enfrentamento à violência doméstica e familiar no Brasil, trazendo mecanismos mais rígidos para coibir e punir esse tipo de crime.

Continua após a publicidade
Anúncio

A Operação Shamar integra os esforços do Ministério da Justiça e Segurança Pública com os estados, unindo forças para ampliar o alcance das ações de proteção e garantir que cada denúncia seja apurada com agilidade e rigor. No Acre, a Polícia Civil reafirma sua missão de reduzir os índices de feminicídio e promover segurança para todas as mulheres.

The post Polícia Civil reforça combate à violência contra a mulher com Operação Shamar appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários