A Comissão Intergestora Bipartite (CIB) aprovou na manhã desta quinta-feira (07), durante a 6ª reunião ordinária, realizada em Lucas do Rio Verde, projetos importantes para a saúde pública do município.
Entre as propostas, duas que beneficiam o Hospital São Lucas, a destinação de R$ 6 milhões para o custeio e o credenciamento dos dez novos leitos de UTI, que estarão a disposição da Central de Regulação do Estado a partir do próximo dia 10.
Segundo a secretária municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde, Fernanda Heldt Ventura, o recurso será investido para custear os procedimentos realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Como entidade filantrópica, o Hospital São Lucas deve destinar o mínimo de 65% da capacidade de atendimento aos pacientes encaminhados pelo SUS, atualmente, o índice gira em torno de 85%.
(Foto: )
“O secretário visitou as instalações do hospital, pode verficar toda a estrutura que nós temos lá e isso facilita nessas decisões, de ver que o recurso está sendo bem aplicado”, ressaltou a secretária.
Outra boa notícia, é a implantação de cursos de pós-graduação, ofertados aos servidores públicos, por meio da Escola Pública de Saúde de Lucas do Rio Verde. A unidade é a única certificada no interior de Mato Grosso.
“É um grande avanço pra nós, ficamos muito felizes em poder ofertar essa oportunidade aos nossos servidores. Nos próximos dias, vamos iniciar as tratativas e verificar quais cursos se adaptam melhor a realidade da nossa região”, explicou Ventura.
Esta é a primeira vez que Lucas do Rio Verde sedia a reunião da CIB. O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a importância de levar as discussões para o interior.
(Foto: )
“Sair da capital e ir para o interior, significa valorizar as iniciativas que estão ocorrendo no estado, é dar a oportunidade para os gestores conhecerem as boas experiências do município e não foi atoa, que escolhemos Lucas do Rio Verde”.
Além da destinação de recursos e o credenciamento de UTIs, a CIB também aprovou a habilitação de mais uma equipe de Estratégia de Saúde da Família. O objetivo é manter a cobertura da Atenção Primária, por equipes de saúde da família em 100%.
A secretária de Saúde comemorou as conquistas e agradeceu ao Governo do Estado de Mato Grosso, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Marco Felipe, os representantes da regionais de saúde e secretários municipais que participaram do evento.
“Saímos muito felizes. Foram dois dias cansativos, mas com resultados extraordinários para o nosso município, que segue avançando na ampliação de serviços, na capacitação dos profissionais e na qualidade do atendimento ofertado”.