Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Manaus recebe espetáculo inédito dos Touros de Barreirinha no Largo de São Sebastião, neste sábado

Touros Branco e Preto se apresentam neste sábado (09/08), no Largo de São Sebastião, com entrada gratuita...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
07/08/2025 às 13h03
Manaus recebe espetáculo inédito dos Touros de Barreirinha no Largo de São Sebastião, neste sábado
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Pela primeira vez, Manaus recebe uma apresentação oficial do Festival Folclórico de Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus), um dos eventos culturais mais tradicionais do interior do Amazonas. O lançamento oficial dos espetáculos dos touros Branco e Preto acontece neste sábado (09/08), a partir das 18h, no Largo de São Sebastião, Centro, com acesso gratuito ao público. O projeto é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Para o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André, o lançamento do Festival de Barreirinha em Manaus é uma forma de valorizar a cultura do interior e ampliar o acesso da população à produção artística regional. “É uma oportunidade de trazer a cultura dos munícipes para a capital; e de permitir que quem ainda não conhece esse espetáculo possa vivenciar a beleza, as toadas e a emoção do Festival de Barreirinha. Um evento aberto ao público, para ser vivido com família e amigos”, destaca o secretário.

A ação marca a abertura do 35º Festival Folclórico de Barreirinha, que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de agosto. A apresentação na capital tem grande significado para os representantes das agremiações folclóricas. “É a primeira vez que o nosso Touro Preto vem à capital mostrar a cultura de Barreirinha. Estamos preparando uma apresentação cheia de novidades, emoção e tradição”, afirma Nil Beltrão, presidente da Associação Folclórica Boi-Bumbá Touro Preto.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para Valdira Brandão, presidente da Associação Cultural Boi-Bumbá Touro Branco, o momento representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido por artistas, músicos e brincantes do município. “Estamos preparando um espetáculo de arrepiar. Cada detalhe está sendo pensado com carinho, dos figurinos às alegorias. É uma honra mostrar a força do nosso touro em Manaus”, afirma.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

A história do Festival

O Festival Folclórico de Barreirinha teve início oficialmente em 1980, mas sua origem está ligada às brincadeiras de boi que surgiram na cidade a partir da década de 1930, inspiradas nas manifestações de Parintins. Em 1978, o Mestre Benedito Carneiro levou pela primeira vez um boi para brincar nas ruas do município, tradição que mais tarde deu origem ao Touro Branco. Em 2001, a agremiação adotou oficialmente esse nome.

E o Touro Preto tem origem ainda mais antiga, datada de 1938, quando Paulo dos Santos Beltrão, após assistir ao ensaio do Boi Caprichoso, levou a brincadeira para Barreirinha. Assim como o boi vermelho, o bumbá azul também adotou nova identidade em 2001, com a criação da Associação Folclórica Boi-Bumbá Touro Preto.

Desde 2005, o festival passou a contar com disputa técnica, com jurados especializados. O Touro Branco foi o primeiro campeão da nova fase e soma seis títulos. O Touro Preto lidera com sete vitórias. Mais do que uma competição, o Festival dos Touros é uma celebração da identidade cultural do povo barreirinhense, que une gerações em torno da arte, da música e da tradição popular.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários