Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Sessão solene marca lançamento do Livro "Percorrendo 40 anos de história do parlamento rondoniense" de Carlos Manvailer na Alero

Obra de Carlos Manvailer, servidor de carreira da Casa de Leis, é reconhecida por parlamentares e ex-parlamentares por detalhar 40 anos da história...

Redação
Por: Redação Fonte: ALE-RO
07/08/2025 às 12h01
Sessão solene marca lançamento do Livro
Obra de Manvailer representa um marco para a política rondoniense (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) celebrou na noite de quarta-feira, 06 de agosto, o lançamento do livro "Percorrendo 40 anos de história do parlamento rondoniense", de autoria de Carlos Manvailer. Servidor de carreira e atual secretário legislativo da Casa de Leis, Manvailer completa quatro décadas de dedicação ao serviço público, e a sessão solene em sua homenagem ocorreu no plenário Lúcia Tereza.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

 

Continua após a publicidade
Anúncio

O evento contou com a presença de figuras importantes da história da Alero, incluindo o presidente Alex Redano, deputados da gestão atual e ex-presidentes como Natanael Silva, Hermínio Coelho, o ex-deputado Airton Gurgacz e a única ex-presidente mulher da Casa, Odaísa Fernandes. Para o presidente Redano, a obra de Manvailer representa um marco para a política rondoniense, destacando a relevância do autor: "As palavras ficam, mas o exemplo arrasta. Quem convive com o Manvailer, a história dele se confunde com a história da Assembleia. Estou aqui hoje para agradecer (ao Carlos) pelo bem que você faz a essa casa e pelo bem, silenciosamente, que você fez e faz por esse estado e todos os poderes”.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

As deputadas Lebrinha e Ieda Chaves, e o deputado Eyder Brasil, também fizeram uso da tribuna para ressaltar a importância do livro e do trabalho de Carlos Manvailer na Assembleia. Em entrevista, a deputada Ieda Chaves enfatizou o valor da perspectiva de quem viveu a história: “Ele não está escrevendo apenas porque ouviu falar, ele viveu todos esses anos de história dentro da Assembleia Legislativa, dentro do Parlamento, e ele compartilhar essa história com todos nós, eu acho que é um privilégio e também é algo para que a gente realmente Tenho orgulho da nossa história, para quem não conhece como funciona o parlamento, é uma grande oportunidade saber como funciona e principalmente como funcionou durante todos esses anos o parlamento rondoniense”.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Foto: Reprodução/ALE-RO
Foto: Reprodução/ALE-RO

 

40 Anos de História e Conhecimento Detalhado do Parlamento

 

Continua após a publicidade
Anúncio

A trajetória de Carlos Manvailer se entrelaça com a da Casa de Leis. Ele iniciou sua carreira como servidor aos 27 anos e, em 2023, ao completar 40 anos de serviço legislativo, publicou sua obra que aborda a história do parlamento rondoniense desde sua constituição até os dias atuais. Em entrevista à Superintendência de Comunicação da Assembleia, Manvailer detalhou o conteúdo de seu livro:

 

Continua após a publicidade
Anúncio

"A publicação oferece ao leitor um capítulo sucinto, porém, com valiosas informações versando sobre a finalidade, estrutura, órgãos, membros, atribuições, técnica legislativa e processo legislativo. Apresenta ao final das legislaturas a produção legislativa de cada legislatura e a totalização geral dessa produtividade. Também, está inserido o texto da primeira e histórica Constituição do Estado, promulgada no ano de 1983, subscrita pelos vinte e quatro deputados constituintes", explicou Carlos Manvailer.

 

As sessões da Assembleia Legislativa podem ser acompanhadas presencialmente ou pelos canais da TV Assembleia (7.2) e YouTube.

 

Continua após a publicidade
Anúncio


Texto: Eliete Marques I Jornalista Secom ALE/RO
Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários