Um momento para refletir. Assim foi o início desta manhã, 07 de agosto, para os servidores da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra) que participaram da palestra “Homens que se posicionam fazem a diferença”.
A gestora da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa), Mara Fernandes, pontua que foi um momento especial. “A conversa versou sobre respeito, responsabilidade e o papel dos homens no combate à violência contra a mulher”, pontua. Para ela, esse é um debate fundamental.
“Promovido todos os anos, o Agosto Lilás é um marco de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres; hoje temos a Rede Unificada de Proteção à Mulher, Idoso, Criança e Adolescente instalada aqui em Sorriso esse é um grande suporte nos casos de violência contra a mulher”, frisa a secretária. A secretária acrescenta que o “feminicídio é evitável e é compromisso público e comunitário a implantação de políticas para a defesa da vida”.
O evento na Sintra abriu as discussões do Agosto Lilás. No Município o trabalho de conscientização é realizado em parceria pela Prefeitura por meio da Semfa, da Secretaria de Saúde (Semsa) Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ministério Público e Associação Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW), núcleo de Sorriso. o encontro desta manhã contou com o apoio direto e palestras de integrantes do BPW.
Durante todo o mês
A programação, vale ressaltar, será realizada durante todo o mês de agosto. No dia 19 está previsto um pit stop na Feira Livre nas proximidades do Batalhão dos Bombeiros. No dia 25, a partir das 19 horas, está programada uma roda de conversa voltada aos universitários dos cursos de direito, psicologia, medicina e enfermagem, o evento será no Auditório Magessi. Já no dia 28 será realizada a noite de autógrafos da cartilha “Sorriso contra a violência” com a participação de todas as crianças responsáveis pelas ilustrações, também no Magessi. E por fim, fechando a programação do mês, no dia 31 será realizado um pit stop na Feira do São Domingos.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Douglas
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).