Mais de 100 professores vinculados à Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura de Cuiabá participaram, nesta quarta-feira (6), da primeira imersão para coordenadores pedagógicos, com o tema "Reflexão Sobre o Papel do Coordenador Frente às Ações Pedagógicas na Educação Infantil".
O evento foi aberto às 7h pelo secretário municipal de Educação, Amauri Monge Fernandes. As atividades foram encerradas às 17h.
Durante o curso de formação continuada, foram apresentadas as melhores metodologias para a alfabetização de crianças e as boas práticas para o pleno desenvolvimento infantil em ambiente escolar.
O secretário Amauri Monge ressaltou a importância de manter diálogo com todos os profissionais da educação para que a rede de ensino de Cuiabá avance nas metas de aprendizagem, o que passa, obrigatoriamente, pelo aperfeiçoamento dos gestores das unidades escolares.
"A educação só funciona com formação continuada. É assim nos melhores países do mundo, como Singapura e França. A gente precisa apostar sempre na formação continuada dos nossos profissionais. A educação infantil é a base de toda a educação pública, e a gente precisa formar cada vez melhor esses gestores que levam às unidades toda a metodologia aplicada na formação."
A professora Mayara Santos, da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Tereza de Benguela, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em investir na qualificação constante dos coordenadores.
"Aprendemos a respeitar as políticas públicas, bem como a aprender e melhorar as soluções pedagógicas que traçamos no começo do ano. Além disso, há uma troca de experiências com os demais coordenadores, que nos permite aperfeiçoar a política de aprendizagem das crianças", explica.
Este é o terceiro evento realizado pela Prefeitura de Cuiabá visando à qualificação dos profissionais envolvidos diariamente na execução das políticas pedagógicas.
No dia 22 de julho, houve uma imersão com coordenadores de 82 EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) para discutir o planejamento estratégico e as ações que serão desenvolvidas ao longo do segundo semestre, principalmente para melhorar os índices de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática entre os estudantes de 4 a 10 anos.
No dia 1º de agosto, com o mesmo propósito, foi realizada a 1ª Convenção Municipal com 172 diretores de escolas públicas de Cuiabá.