A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Assessoria de Desporto Escolar e em parceria com a Federação de Ginástica Acreana (FGA), realizou na tarde desta quarta-feira, 6, no ginásio Abrahão Felício, no complexo esportivo do Sesi, a final infantil e juvenil de ginástica rítmica dos jogos estudantis.
As três classificadas em cada categoria, tanto do infantil, de 12 a 14 anos, quanto do juvenil, de 15 a 17 anos, participarão da fase nacional dos Jogos da Juventude, que será realizada em setembro, na cidade de Brasília (DF), e dos jogos escolares (Jebs), que serão em outubro, em Uberlândia (MG).
Ao todo, 32 atletas de escolas de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul, tanto da rede pública quanto da rede particular de ensino, estão competindo para ver quem ganhará o direito de representar o Acre nos Jogos da Juventude e nos Jogos Escolares.
“Essas atletas não deixam nada a desejar para nenhuma outra em competição nacional. Vale salientar que as que estão vindo do interior estão devidamente acomodadas em hospedagens e com toda a logística de transporte, e vamos fazer a melhor competição de ginástica em nível estadual”, afirmou o assessor de Desporto Escolar da SEE, Júnior Santiago.
Entre as atletas que estão disputando vagas para os jogos estudantis está Isabelle Silva Azevedo. Ela compete na categoria juvenil e é estudante do Colégio Militar D. Pedro II, em Cruzeiro do Sul. Recentemente, ela ficou em terceiro lugar no regional Norte, disputado em Manaus e vai, no mês de novembro, representar o Acre na fase nacional, em São Paulo.
“Essa experiência de competir em Manaus foi excelente, de representar o Acre em uma competição nacional, fazer o nosso estado ser visto. Para mim é uma honra, e a minha meta em São Paulo é chegar na final e aqui nos jogos estudantis conseguir o ouro para também representar o nosso estado”, afirmou.
Para Júnior Santiago, o fato do Acre ter uma representante no campeonato brasileiro de ginástica rítmica é algo inédito e tanto para os jogos da juventude quanto para os jogos escolares, ele acredita que o estado irá participar, nesse ano, “com sua força máxima”.
Outra atleta das finais dos jogos estudantis na ginástica rítmica é Júlia Cardoso de Lima. Ela disputa na categoria de 12/14 anos, e é a primeira vez que participa de uma competição. “Estou aqui esse ano para ganhar experiência, mas no ano que vem quero vir mais forte. Estou nervosa, mas tenho esperança de conseguir uma vaga”, disse.
A irmã Maria Alcione Lima de Souza, do Instituto Santa Teresinha, de Cruzeiro do Sul, trouxe a atleta Thaís de Moura OIiveira. Segundo ela, é a primeira vez que a aluna participa de uma competição, mas há a expectativa de uma boa apresentação. “Está sendo importante o incentivo das escolas e o Estado estar valorizando a ginástica. Isso é muito gratificante”, ressalta.
The post Educação do Acre realiza final da ginástica rítmica dos jogos estudantis appeared first on Noticias do Acre .