A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) firmou, na manhã desta quarta-feira, 6, em Rio Branco, a assinatura do termo de fomento n° 06/2025, com a Associação de Mulheres Negras (AMN), com o objetivo de fortalecer a prevenção e o enfrentamento à violência contra as mulheres negras de todo o estado.
O documento concede apoio financeiro da administração pública estadual às organizações da sociedade civil para a execução de projetos, voltados a contribuir, de forma ampla, com políticas públicas para a população feminina. Esses projetos precisam ter como ações prioritárias o apoio à prevenção da violência contra as mulheres negras, o apoio a projetos de valorização da beleza e empoderamento da mulher acreana e o apoio às ações de empoderamento da mulher acreana por meio do incentivo ao empreendedorismo feminino.
“Essa é mais uma parceria que o governo do Estado vem trazendo em benefício da sociedade. Estamos sempre ao lado das organizações da sociedade civil, para encontrar meios e caminhos de combater a violência e o feminicídio. A Semulher tem esse olhar atento e sensível aos recortes, com a transversalidade de políticas que alcançam a comunidade e mudam a vida de muitas mulheres”, ressaltou a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa.
O chamamento público de seleção de projetos foi realizado em março, como instrumento para democratizar o acesso e dar transparência aos recursos disponibilizados às políticas executadas pela Secretaria da Mulher. Dessa forma, com o suporte do Estado, em diferentes esferas e serviços, a sociedade civil organizada contribui de maneira ativa no enfrentamento à violência contra a mulher, além de promover oportunidades nos âmbitos econômico, político e social.
A coordenadora do Movimento de Mulheres Negras do Acre (MMC) – a organização que ganhou o edital – Almerinda Cunha, disse: “Temos trabalhado junto à Secretaria da Mulher esses termos de convênio para poder ter condição de trabalhar o enfrentamento à violência contra as mulheres e também o combate ao racismo. As nossas ações são ligadas diretamente com as mulheres negras periféricas de todo o estado, com o objetivo de orientar sobre os direitos das mulheres e cobrar dos órgãos públicos e da rede de atendimento às mulheres em situação de violência”.
The post Semulher firma convênio para fortalecimento de políticas públicas para as mulheres negras appeared first on Noticias do Acre .