Os Bois em Miniatura Caprichoso e Garantido já estão em seus Qgs (quartéis generais) trabalhando suas apresentações para mais uma disputa que vai acontecer em 22 de agosto, Dia do Folclore, no Anfiteatro Sila Marçal.
O Festival dos Bois em Miniatura é uma realização da Prefeitura de Parintins que investe com recursos e infraestrutura, valorizando a brincadeira de crianças que cresceu, ganhou projeção e se consolidou entre as principais festividades folclóricas do município.
Com seu Qg localizado no Conjunto Vitória Régia (Sham), o Boi em Miniatura Caprichoso escolheu como tema “Alegria Popular” e vai retratar brincadeiras de crianças como amarelinha, pipas no céu, manja pega, queimada, futebol, entre outras.
O presidente do boi das cores azul e branca, Adriano Mourão, está empenhado junto à diretoria, artistas e a banda para que o mini bumbá participe da disputa com a qualidade artística que sempre apresentou. “O tema "Alegria Popular" vai falar do nosso festival de boi-bumbá e da alegria dos meninos da rua Sila Marçal, do bairro Itaúna I, homenageando nomes como Zé Luís, Euler Alfaia e Geovane, da alegria que eles têm de fazer seus próprios bonecos, suas alegorias no fundo de suas casas, o que fez o boi criar um celeiro de artistas”, destaca Mourão.
O jovem David Emanuel, que chegou para integrar a equipe de desenhistas do boi, fala com entusiasmo do que será apresentado na arena. "A preparação aqui está a mil, as alegorias virão com melhorias e serão inovadoras", apostou. O artista junto com o primo Eder, responsável pela figura típica, desenvolveram uma nova perspectiva na construção de alegorias que terão uso de guindaste. Atual bicampeão do festival, o Mini Caprichoso é composto por uma equipe de 70 pessoas e vai em busca do tricampeonato.
Boi Mini Garantido
O Boi Mini Garantido tambem já iniciou os seus trabalhos em seu Qg no bairro Dejard Vieira. O boi vai defender este ano o tema “Marcas Vivas”, homenageando grandes nomes que tiveram importantes contribuições e deixaram seus legados na arte e nos bois de Parintins. Nomes como irmão Miguel de Pascalle, Jair Mendes e Juarez Lima, serão reverenciados na apresentação. O cantor David Assayag, que tem passagens pelos bois Garantido e Caprichoso também será homenageado. Com uma equipe somando 120 pessoas, entre itens, artistas e colaboradores, o Mini Garantido quer resgatar o título para o seu reduto.
O presidente Neff Thales diz estar confiante no trabalho que será apresentado ao público e aos jurados. "Os artistas estão todos empolgados, estamos com um tema muito forte e grandioso que vai falar das marcas vivas e dos povos originários", destacou Thales.
Mentora da apresentação do Boi em 2025, Lilian Santos, diz que o tema “Marcas Vivas” será impactante do início ao fim. "A minha intenção como mentora é que o expectador possa ter uma espécie de viagem no tempo, que ele se sinta representado em cada momento da nossa apresentação”, promete.
Ela afirma que sua missão é de muita responsabilidade e honrosa em ser a primeira mulher da comissão do boi e ser inspirada por Ádria Helena, e que foi através do seu projeto "Marcas Vivas" que surgiu a ideia de trazer o tema para o Mini Garantido.
O Festival Folclórico dos Boi em Miniatura de Parintins é uma atração à parte da cultura local, que movimenta bonecos de 40 a 50cm de altura e módulos de 1,50cm com a mesma criatividade das apresentações de itens, vaqueirada, tribos e alegorias dos bois Garantido e Caprichoso. Apenas itens como apresentador, levantador de toadas, amo do boi, batucada e marujada, são representados por pessoas. O Festival está em sua 23ª edição.
Texto: Naldo Rodrigues - SECOM
Foto: Divulgação
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)