Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Prefeitura de Parintins monta estrutura de saúde para atuar no Festival do Mocambo

Ouvir Notícia A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e da Coordenação de Saúde Rural, montou uma grande opera...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
06/08/2025 às 13h17
Prefeitura de Parintins monta estrutura de saúde para atuar no Festival do Mocambo
Foto: Márcio Costa
Ouvir Notícia

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e da Coordenação de Saúde Rural, montou uma grande operação de atendimento para garantir o cuidado à população durante o Festival Folclórico do Mocambo do Arari 2025. A ação envolve a atuação conjunta de duas importantes estruturas de saúde: a UBS Fluvial e a UBS Ilarina Reis, que funcionarão de forma integrada ao longo de toda a festividade.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Ao todo, serão mais de 70 profissionais de saúde mobilizados, sendo 35 lotados na UBS Fluvial, que estará atracada no porto do Mocambo, e outros 35 profissionais atuando na UBS Ilarina Reis, unidade fixa da localidade. A Secretaria de Saúde mobiliza também agente da Vigilância em Saúde e da Central de Resgate. 

O secretário municipal de saúde, Clerton Rodrigues, destacou que a iniciativa reflete o comprometimento da administração municipal com o bem-estar da população. “Essa grande estrutura é resultado da determinação do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, que não medem esforços para que o Festival do Mocambo seja não apenas uma grande celebração cultural, mas também um evento seguro, com toda a assistência necessária à saúde dos comunitários e visitantes”, finalizou.

Segundo a coordenadora de saúde rural, enfermeira Elize Farias, foi montada uma estrutura completa com atendimentos médicos, enfermagem, odontologia, vacinação, testes rápidos, além da cobertura de urgência e emergência. A UBS Fluvial funcionará com equipe multidisciplinar e estará equipada para prestar assistência tanto aos moradores quanto aos visitantes. “A UBS Ilarina Reis também seguirá com os atendimentos ampliados, contando com médicos, técnicos, laboratório e suporte completo da vigilância em saúde”, informou.

Continua após a publicidade
Anúncio

A operação inclui ainda ambulâncias e ambulanchas disponíveis em tempo integral para remoções em casos mais complexos, além da atuação ativa dos agentes comunitários de saúde, que realizarão ações preventivas e educativas. A estrutura será reforçada pelo trabalho da equipe de Vigilância em Saúde, que inclui a Vigilância Sanitária, Epidemiológica (SIEVS) e laboratório. Os profissionais atuam na localidade desde o período pré-festival.

“Temos uma logística bem estruturada, com histórico de resolutividade nos anos anteriores. É um esforço que só se torna possível graças ao compromisso da gestão municipal em garantir saúde presente e de qualidade, inclusive nas zonas rurais”, afirmou Elize.

Texto: Márcio Costa – SEMSA/SECOM
Foto: Márcio Costa / Júnior Ferreira – SEMSA/SECOM
E-mail: [email protected]
www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários