Oensino profissionalizante qualifica mão de obra conforme as demandas do mercado de trabalho. No setor da beleza é crescente o aumento de oportunidades para quem se capacita com o objetivo de atuar no promissor segmento econômico. Diante desse cenário, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) amplia a oferta de cursos profissionalizantes na Escola Móvel de Imagem Pessoal, que está com inscrições abertas para o novo cronograma em Itapuã do Oeste. As inscrições podem ser efetuadas até 14 de agosto, pelo link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-de-formacao-inicial-presencial-para-o-municipio-de-itapua-do-oeste-ro-inscricoes-04-08-a-14-07-de-2025/
A idade mínima para se inscrever é 15 anos, enquanto a escolaridade mínima exigida é o ensino fundamental incompleto. Quem participa de todas as atividades e avaliações recebe o certificado, que amplia as chances de conseguir um emprego ou abrir o próprio negócio. A qualificação da mão de obra contempla quem está em início de carreira e trabalhadores já na ativa que buscam atualizar o currículo e atualizar os conhecimentos na profissão que abraçou.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a capacitação profissional fortalece o Planejamento Estratégico da gestão estadual com foco na diminuição do desemprego no estado. “O governo de Rondônia investe em políticas públicas que visam garantir a empregabilidade, priorizando o progresso econômico e o desenvolvimento social, levando capacitação a todas as regiões do estado”, salientou.
A interiorização do ensino profissionalizante está acontecendo a bordo de seis escolas móveis que ofertam capacitação nas seguintes áreas:
NOVOS CONHECIMENTOS
Sandy da Silva Miranda, que mora no município de Chupinguaia, se capacitou na Escola Móvel de Panificação e Confeitaria com o objetivo de adquirir novos conhecimentos e receber o certificado, pois já trabalhava na área. “Fiz os cursos de Pão Caseiro, Pão Integral e Pão Artesanal, porque antes eu produzia assistindo vídeo na internet”, lembrou a empreendedora.
De acordo com a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, as escolas móveis representam um dos maiores investimentos na história da educação profissional de Rondônia. “Essa experiência exitosa de interiorizar a qualificação da mão de obra de forma moderna e eficiente se tornou uma referência no Brasil e na Europa”, destacou.
Cursos ofertados na Escola de Imagem Pessoal
Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom - Governo de Rondônia