A Secretaria de Estado de Comunicação do Acre (Secom) fez história durante a Expoacre 50 anos, em Rio Branco. Por meio de uma estratégia integrada de marketing, publicidade e tecnologia, a cobertura ao vivo e os conteúdos digitais da maior feira de negócios e entretenimento do estado alcançaram mais de 65 milhões de pessoas nas redes sociais, consolidando a comunicação pública do Acre como uma das mais eficientes da região Norte.
Somente no YouTube, foram mais de 5 milhões de visualizações, com 223.179 acessos nas 15 transmissões ao vivo realizadas pela equipe da Secom, que somaram mais de 50 horas de exibição. O conteúdo transmitido atingiu 1 milhão de pessoas, e o canal oficial do governo do Estado ganhou 2.811 novos inscritos durante os dias do evento.
“A comunicação pública tem esse papel essencial de garantir que a população esteja bem informada e se sinta parte dos grandes momentos do estado. Nossa equipe está presente em todos os espaços da feira, levando não só a programação, mas também o sentimento de quem participa da Expoacre”, explica a secretária de Comunicação, Nayara Lessa.
“Fazemos isso com muito zelo, com responsabilidade, e também com alegria, porque sabemos o quanto esse evento é importante para a nossa gente”, disse.
A chefe do departamento de Marketing e Publicidade da Secom, Verônica Pimentel, enfatiza que o sucesso não foi obra do acaso, mas o resultado de um trabalho coletivo, técnico e inovador. “A transmissão do governo tem se tornado parte da rotina das pessoas. São famílias no interior, acreanos morando fora do país, amigos reunidos para acompanhar os shows, o rodeio, os debates, os anúncios de governo. Isso é muito maior do que apenas cobrir um evento, é entregar cidadania, acesso à informação e momentos de alegria”, afirma.
A produção de conteúdo para as redes sociais também foi intensa. Ao todo, foram 142 postagens, sendo 48 cards ou carrosséis e 94 vídeos no formato reels ou motion, gerando mais de 100 mil curtidas e ultrapassando a marca de 4 milhões de visualizações em plataformas como Instagram , Facebook , TikTok e YouTube .
Segundo levantamento do portal SocialMediaGov, o governo do Acre alcançou o primeiro lugar em desempenho nas redes entre todos os estados brasileiros.
Esse resultado expressivo é fruto direto da união, do trabalho em rede e do compromisso das assessorias de comunicação das secretarias, autarquias e órgãos estaduais. A unificação da estratégia digital tem permitido ao Estado dialogar com mais pessoas, de forma mais eficiente e verdadeira. Cada postagem, cobertura e vídeo produzido de forma coletiva fez a diferença.
A abordagem dinâmica, com linguagem acessível, vídeos institucionais, cobertura de shows e campanhas de conscientização, garantiu engajamento e participação ativa do público.
Segundo a secretária Nayara Lessa, a equipe cresceu e se profissionalizou nos últimos anos. “Começamos com três servidores. Hoje, somos 15 profissionais atuando diretamente na linha de frente da transmissão: designers, publicitários, redatores e social media. É um esforço conjunto entre os setores de marketing e publicidade que faz com que o cidadão sinta-se parte do evento, mesmo estando longe.”
Pela primeira vez, a Secom incluiu intérprete de Libras nas transmissões, promovendo acessibilidade e gerando repercussão positiva entre os internautas. As câmeras fixas, drones e tecnologias robóticas garantiram imagens de alta qualidade e deram mais dinamismo à cobertura.
“A gente trabalha para emocionar! Teve gente em Portugal fazendo churrasco para assistir ao show do Gusttavo Lima. Famílias em Xapuri, Cruzeiro do Sul, em outros estados, como Ceará; todo mundo conectado, sentindo-se presente na Expoacre”, conta Verônica Pimentel.
Mais do que mostrar artistas e entretenimento, a transmissão também deu espaço para debates importantes. Foram veiculadas campanhas contra o feminicídio, alertas ambientais sobre queimadas e informações sobre programas e ações de governo. “Esse é o grande diferencial: usamos o momento de lazer para levar informação de qualidade e promover políticas públicas”, acrescenta.
A transmissão da Expoacre 2025 se destacou a ponto de ser solicitada por ministérios, prefeituras e outras instituições como modelo de cobertura oficial. “É um trabalho que envolve técnica, sensibilidade e respeito. A gente entra na casa das pessoas, e por isso, cada detalhe é pensado com muito carinho e dedicação”, finaliza Verônica.
O jornalista Wesley Moraes foi um dos apresentadores das lives no canal oficial do governo do Estado no YouTube. Ele conta que foi a primeira vez apresentando as lives da Expoacre e que foi uma grande experiência. “Esta foi a primeira vez que apresentei a transmissão, ao vivo, da Expoacre. Para mim, foi uma grande experiência participar desta edição histórica de 50 anos. Durante os nove dias, levamos muita informação, entretenimento e prestação de serviço ao nosso público. Parabenizo a Secretaria de Comunicação e toda a equipe pela estrutura e comprometimento em levar ao ar o melhor da nossa feira”, destacou.
Com números expressivos, qualidade técnica e uma conexão real com a população, a Secom mostrou que comunicar é também servir; e que, no Acre, a comunicação pública vai muito além do institucional: ela emociona, informa e transforma.
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