Em celebração ao Agosto Dourado, campanha mundial de conscientização sobre a importância da amamentação, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) reforça a iniciativa em prol do aumento das taxas de aleitamento materno, com atividades sendo realizadas durante todo o mês na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco.
A cor dourada faz referência ao “padrão ouro” de qualidade do leite materno, alimento essencial para o crescimento saudável e a proteção das crianças. “Esse ano nossa campanha do Agosto Dourado aqui da maternidade traz o tema ‘Priorizando a amamentação, construindo um sistema de apoio sustentável’ e vai ocorrer com atividades educativas para as mamães, grávidas e familiares ao longo do mês”, explica a coordenadora do banco de leite, Ingrid Taveira.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os bebês devem ser alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade. Após esse período, mesmo com a introdução de alimentos sólidos, a amamentação deve continuar até, pelo menos, os dois anos.
Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno traz benefícios não apenas para a criança, mas também para a saúde da mulher. Entre eles, estão a redução do risco de sangramento pós-parto, anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto, além de auxiliar na perda do peso adquirido durante a gestação.
A prática também é considerada um dos melhores investimentos em saúde pública, contribuindo para salvar vidas infantis e promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades. “O leite materno fornece anticorpos que protegem contra doenças como diarreia e infecções respiratórias, além de reduzir os riscos de asma, diabetes e obesidade”, destaca a coordenadora.
Para as crianças, a amamentação também favorece o desenvolvimento da face, auxiliando na formação dos dentes, da fala e na respiração adequada. “Para bebês prematuros ou de baixo peso, especialmente aqueles internados em unidades neonatais, o leite materno é ainda mais essencial, sendo fundamental para a sobrevivência e recuperação”, ressalta Ingrid Taveira.
Érica Bezerra é mãe da pequena Luna, que tem pouco mais de dez dias de vida. “Ela nasceu com 31 semanas, e eu não pude amamentar porque é ainda é muito cedo, só podemos a partir de 34 semanas. Por isso, nos primeiros dias, a Luna recebeu leite doado de outra mãe. Agora que já estou produzindo ela está recebendo meu leite”, conta.
Para Graziela Yasmin Santos, mãe do recém-nascido Kaleb e de outros dois filhos, a amamentação garantiu que eles crescessem bem desenvolvidos. “Essa não é minha primeira gravidez, tenho outros dois filhos, que também mamaram, e até hoje em dia são fortes e saudáveis, dificilmente eles adoecem. O Kaleb nasceu prematuro e com pouco peso, mas depois que ele começou a mamar conseguiu ganhar peso e força de forma rápida”, finaliza.
• Toda quarta-feira, às 9h30, será realizada uma roda de conversa sobre a importância do aleitamento materno, na Maternidade Bárbara Heliodora.
• Do dia 19 ao dia 22 de agosto será realizado um curso de manejo clínico de aleitamento materno, no auditório da maternidade, das 07h30 às 12h30.
• Já no dia 21 de agosto, uma roda de conversa sobre a importância do tema da campanha será oferecida para mães e pais de recém-nascidos que estão na UTI.
• Ainda no dia 21, os servidores e usuários do SUS recebem palestra sobre a importância do aleitamento materno na Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima, no bairro Palheiral.
• As demais Unidades de Referência em Atenção Primária receberão capacitação conforme disponibilidade de cada local.
• O encerramento da campanha ocorre no dia 29, às 9h, no Horto Florestal.
The post Maternidade Bárbara Heliodora promove ações de incentivo ao aleitamento materno appeared first on Noticias do Acre .