Na última quinta-feira (7), o prefeito eleito de Buritis, Valtair Fritz (PL), e o deputado estadual Delegado Lucas (PP) participaram de uma importante reunião em Porto Velho para discutir a situação dos moradores da Reserva Extrativista (Resex) de Jaci Paraná. O encontro foi organizado para debater soluções para as famílias que residem na área há mais de 20 anos, enfrentando um impasse entre a preservação ambiental e a atividade pecuária na região.
O encontro contou também com a participação do advogado João Francisco, conhecido como Doca, que representou o deputado estadual Alex Redano (Republicanos), e com a presença do vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves (União Brasil). A pauta principal girou em torno dos desafios enfrentados pelos pecuaristas da Resex, onde o rebanho ultrapassa 250 mil cabeças de gado. A atividade pecuária, central na economia local, é alvo de preocupações ligadas tanto à sustentabilidade ambiental quanto à segurança sanitária.
Criada para proteger comunidades tradicionais como seringueiros e pescadores, a Resex Jaci Paraná vem sofrendo com conflitos envolvendo ocupantes que, ao longo de décadas, desenvolveram uma atividade pecuária na região. Recentemente, o Ministério do Meio Ambiente recomendou a suspensão do cadastro rural dos ocupantes e a suspensão da Guia de Transporte Animal (GTA) emitida pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). Essas medidas geraram preocupações entre os ocupantes e líderes locais, especialmente em relação ao risco sanitário.
"O principal objetivo da nossa reunião é buscar uma solução viável que leve em consideração a realidade das pessoas que estão na Resex há mais de duas décadas. Não podemos ignorar o risco sanitário que a suspensão do cadastro e da GTA pode trazer. Rondônia é um estado livre de febre aftosa, e sem a regularização do transporte de animais, o risco de propagação de doenças aumenta consideravelmente, afetando não só a saúde do rebanho, mas comprometendo toda a cadeia produtiva do estado", alertou o advogado Doca.
Doca também enfatizou a urgência em resolver o problema para garantir a segurança sanitária do gado e ao mesmo tempo oferecer uma solução justa e viável para os moradores da Resex. Segundo ele, a medida proposta visa encontrar um equilíbrio entre a preservação ambiental e o sustento das famílias que dependem da pecuária.
Mín. 21° Máx. 29°