Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Bruno Paes Manso analisa origem e futuro das milícias no DR com Demori

Escritor é a convidado do DR com Demori, da TV Brasil

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
05/08/2025 às 08h01
Bruno Paes Manso analisa origem e futuro das milícias no DR com Demori
© Paulo Pinto/Agência Brasil

O crime organizado e os desdobramentos da milícia brasileira são os temas do próximo programa DR Com Demori , que recebe o escritor Bruno Paes Manso. Na conversa, o especialista explica como a máfia se constitui no país, principalmente em sua relação com o tráfico de drogas e a política. Além disso, comenta sobre o sistema penitenciário e as consequências desse modelo para a sociedade. A atração vai ao ar às 23h desta terça-feira (5), na TV Brasil .

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Autor de livros referência no universo da segurança pública, Bruno Paes Manso evidencia que as milícias são fruto da união entre a polícia e a contravenção. “Elas se tornaram uma forma de autodefesa dos territórios para evitar que os traficantes avançassem sobre a zona oeste do Rio de Janeiro, por exemplo. Também passaram a ganhar dinheiro a partir desses locais e, com apoio, conseguem eleger nomes para a política”, explica.

Durante a entrevista, o escritor defende que há uma espécie de harmonia entre a milícia e o jogo do bicho. “O crime muda rápido, mas as conexões estão mais próximas, porque eles perceberam que a diplomacia gera muito mais dinheiro do que o conflito. Isso é algo recente, há 15 anos, não existia”, pontua.

O entrevistado relembrou como a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) se estruturou com uma mensagem forte para conquistar apoiadores. “Surgiu nas prisões com um discurso de classe: o crime fortalece o crime; nosso inimigo é a polícia. Ao longo dos anos, o modelo se aperfeiçoou e criou uma visão empreendedora para o crime”, resume.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com um olhar crítico, o pesquisador também analisa o papel do sistema penitenciário brasileiro. “Os limites fiscais dos governos sempre impuseram o envio do mínimo possível às prisões. Isso induz a autogestão e fortalece os chefes das facções, que acabam controlando esses ambientes sem ordem interna”, afirma. E ele acrescenta que “as prisões acabaram virando escritórios do crime, como uma espécie de faculdade”.

Nesse contexto, Paes Manso defende a necessidade de debater a guerra às drogas em busca de uma forma de redução de danos. Por fim, o escritor também explica que as transformações tecnológicas alteraram as dinâmicas do crime organizado. “Hoje, você lava bilhões de reais com um clique no computador, nas redes sociais, casas de apostas. É um novo mundo surgindo”,pontua.

Após a exibição na TV Brasil , o DR com Demori também fica disponível, na íntegra, no Youtube e no aplicativo TV Brasil Play . O programa é transmitido em áudio, simultaneamente, na Rádio MEC , e as entrevistas ficam disponíveis em formato de podcast no Spotify.

Sobre o programa

O programa Dando a Real com Leandro Demori, ou simplesmente DR com Demori, traz personalidades para um bate-papo direto e aprofundado na tela da TV Brasil. Já passaram pela mesa nomes como o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; a deputada federal Erika Hilton; o ex-ministro José Dirceu, o ator Caio Blat, a cantora Zélia Duncan; e o fundador da banda Pink Floyd, Roger Waters.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários