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Convênio entre Procon de Cuiabá e operadora de telefonia resolve até 90% das reclamações

Uma iniciativa simples, mas eficaz, tem facilitado a vida de consumidores cuiabanos insatisfeitos com os serviços de telefonia. Um convênio entre o...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT
04/08/2025 às 16h17
Convênio entre Procon de Cuiabá e operadora de telefonia resolve até 90% das reclamações
Crédito: Francinei Marans

Uma iniciativa simples, mas eficaz, tem facilitado a vida de consumidores cuiabanos insatisfeitos com os serviços de telefonia. Um convênio entre o Procon Municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública, e a Claro, que é uma das maiores operadoras do país, tem permitido resolver até 90% das reclamações de forma rápida e prática. 

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A solução é um totem com um computador, instalado na sede do Procon Municipal, que permite o contato direto entre o cliente e um representante da operadora por videoconferência. A ferramenta elimina a necessidade de intermediação e acelera o atendimento.

“Desde a instalação do dispositivo, conseguimos solucionar a maioria dos casos sem que o consumidor precise enfrentar as longas esperas da central de atendimento”, afirma a secretária-adjunta do Procon, Mariana Almeida Borges.

A ideia surgiu após diversas reuniões entre servidores do Procon e representantes da operadora, motivadas pelo alto número de queixas. O equipamento foi instalado em setembro de 2024 e, desde então, tem sido bem recebido pela população.

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Antes da implantação do sistema, as reclamações eram mediadas por servidores do Procon, que precisavam entrar em contato com a operadora para buscar soluções. “Agora, o consumidor tem acesso direto ao atendimento, o que poupa tempo e reduz o desgaste com chamadas demoradas”, explica Mariana.

Demanda diária 

O Procon Municipal recebe, em média, de 20 a 30 reclamações por dia relacionadas à telefonia. No total, são cerca de 400 registros diários, abrangendo diversos setores. As áreas com mais demandas são: energia elétrica, fornecimento de água, bancos e telefonia.

As principais reclamações contra operadoras envolvem má prestação de serviço, descumprimento de ofertas feitas por telefone ou em loja física, cobranças indevidas (como multas e faturas), contratação de serviços não solicitados e negativação indevida.

Procon em ação

Entre os atendimentos bem-sucedidos está o caso de um consumidor que, em 27 de novembro de 2024, procurou o órgão após receber multa por quebra de contrato. Ele havia cancelado um plano de telefonia devido à falta de cobertura no novo bairro onde passou a residir. Com a mediação do Procon, foi realizada uma audiência de conciliação e o problema foi solucionado.

“Hoje, a situação melhorou bastante. As operadoras estão mais flexíveis, e muitas demandas podem ser resolvidas diretamente pelos canais de atendimento. Mas, se isso não ocorrer, o consumidor pode contar com o Procon para buscar seus direitos”, ressalta Mariana.

Orientações ao consumidor

O Procon orienta que, antes de contratar qualquer plano de telefonia, o consumidor deve verificar cuidadosamente todas as condições oferecidas e exigir documentos claros, com informações objetivas e de fácil compreensão.

“Em caso de dúvida ou dificuldade, o cidadão deve procurar o Procon mais próximo. Estamos à disposição para tomar as medidas cabíveis e garantir que os direitos do consumidor sejam respeitados”, finaliza a secretária.

#PraCegover
Imagem mostra uma pessoa diante do totem instalado nas dependências do procon Municipal.

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