Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Frente Parlamentar da Odontologia discute ações para fortalecimento da saúde bucal em MT

O encontro, presidido pelo deputado Carlos Avallone (PSDB), discutiu com representantes do CRO-MT a destinação de recursos para a saúde bucal, camp...

Redação
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MT
04/08/2025 às 11h17
Frente Parlamentar da Odontologia discute ações para fortalecimento da saúde bucal em MT
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou reunião ordinária da Frente Parlamentar da Odontologia, discutindo ações para fortalecer a saúde bucal no estado, como destinação de 10% das emendas parlamentares para odontologia e promoção de campanhas educativas.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na manhã desta segunda-feira (4), no Conselho Regional de Odontologia (CRO-MT), reunião ordinária da Frente Parlamentar da Odontologia. O encontro foi liderado pelo deputado Carlos Avallone (PSDB) e reuniu representantes do Conselho Federal e Estadual de Odontologia, entidades sindicais e instituições civis.

Durante a reunião, foram discutidas ações estratégicas para o fortalecimento da saúde bucal no estado, entre elas a destinação de 10% das emendas parlamentares voltadas à saúde para a odontologia, com aquisição de equipamentos, a ampliação do financiamento da Atenção Básica em Saúde Bucal e a promoção de campanhas educativas permanentes para prevenção e diagnóstico precoce de doenças bucais.

O deputado destacou que a criação da frente parlamentar atende a uma demanda apresentada pelo CRO-MT, que realizou um mapeamento completo da situação da odontologia pública nos 142 municípios de Mato Grosso. 

Continua após a publicidade
Anúncio

“O Conselho fez um levantamento detalhado e nos trouxe dados concretos. Isso permite mobilizar os deputados para apoiar projetos de saúde bucal e garantir recursos. A Assembleia está sempre pronta para colaborar quando há projetos bem estruturados”, afirmou.

A presidente do CRO-MT, Wânia Dantas, reforçou que a fiscalização realizada pelo Conselho, voltada principalmente para o serviço público, gerou um diagnóstico preciso sobre as necessidades do setor. “Hoje temos uma verdadeira tomografia do atendimento odontológico público no estado. Esses dados ajudam os parlamentares a direcionarem recursos de forma mais assertiva e permitem planejar políticas públicas para oferecer uma odontologia de excelência à população”, explicou.

Entre os projetos em andamento estão campanhas educativas, como as do Júlio Verde, voltado à prevenção do câncer bucal, e Agosto Dourado, que incentiva a amamentação correta e previne problemas no desenvolvimento maxilar. 

Além disso, o deputado Carlos Avallone afirmou que já trabalha na destinação de emendas para aquisição de aparelhos de laser, que auxiliam no tratamento de lesões em pacientes oncológicos.

“Nós, deputados, viemos de diferentes áreas e precisamos do apoio das sociedades e conselhos para atender todos os segmentos. Quando somos sensibilizados, a resposta vem rápido. Tenho certeza de que, com a Frente Parlamentar, a história da saúde bucal em Mato Grosso vai mudar”, destacou Avallone.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários