A Expoacre, além de fomentar os negócios tradicionais, também é um momento dedicado a novos projetos que são mostrados à população acreana. Nesta edição da feira agropecuária, o inovador protótipo do viveiro de mudas de hortaliças do estado, o HortAcre, está sendo apresentado aos visitantes.
Realizada em uma parceria entre as secretarias de Estado de Agricultura (Seagri) e de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), a criação do HortAcre visa proporcionar aos olericultores a compra de mudas de hortaliças saudáveis e de qualidade, por um valor acessível.
Durante a feira, estão sendo vendidas bandejas com as mudas. Dessa forma, além de mostrar o trabalho feito por diversas mãos e com finalidades positivas para os pequenos produtores, os cidadãos que têm interesse podem comprar para plantar em casa.
De acordo com a assessora técnica da Seagri, Adriana Melo, a proposta foi levada à vice-governadora, Mailza Assis, que abraçou a ideia e ajudou a buscar recursos para a concretização do viveiro.
“Já temos recursos e uma área destinada para a implantação do primeiro viveiro de hortaliças do Acre, com o propósito de subsidiar as hortas comunitárias e também contribuir com o produtor familiar, com um preço acessível para esses produtores, que serão os principais beneficiados”, conta Adriana.
Sendo o primeiro do Acre, seja na esfera pública ou privada, o projeto vai garantir que agricultores familiares e pessoas que trabalham com o plantio produzam hortaliças tanto para gerar renda quanto para consumo, combatendo a insegurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
As plantações iniciaram-se no ISE como uma forma de capacitação para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Dessa forma, eles aprendem como fazer o plantio e a colheita da forma correta, além de adquirirem experiência para vender e cultivar.
Nézia Costa é professora do curso de horticultura do ISE. Segundo ela, esse trabalho feito pelos jovens é também uma forma de garantir a ressocialização, além de proporcionar-lhes uma qualificação profissional.
“Esse trabalho ajuda em tudo, principalmente no psicológico. Além disso, quando eles saem (do Instituto), já têm uma opção de mudar de vida e uma forma de saber que podem ter uma renda”, destaca.
The post Protótipo do primeiro viveiro de mudas de hortaliças do estado é apresentado na Expoacre appeared first on Noticias do Acre .