Com serviços básicos de saúde e apresentações dos alunos, o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), por meio da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira, recebeu os visitantes no estande da autarquia do governo do Acre na noite de quinta-feira, 31, na 50ª edição da Expoacre, em Rio Branco.
Enquanto os alunos do curso Técnico em Enfermagem realizavam atendimentos de verificação de sinais vitais, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, os alunos dos cursos técnicos em Prótese Dentária, Veterinária e Análises Clínicas apresentavam atividades que desenvolveram em sala de aula e nos laboratórios da unidade da Rede Ieptec.
O futuro técnico em enfermagem, Pedro Lucas Silva, colocou em prática o que aprendeu na escola durante os atendimentos no estande do Ieptec: “Estamos aqui hoje trazendo uma mostra dos cursos que a escola oferece, entre eles, Técnico em Enfermagem. Com todo o aprendizado que tivemos até aqui, hoje podemos atender a população com segurança”, ressaltou o jovem.
Visitando o espaço do Ieptec na feira, a aposentada Francisca Rocha aproveitou para verificar sua pressão arterial e o nível de açúcar no sangue: “Gostei aqui do espaço, onde eu fui muito bem atendida. Eu gostei até demais, e a Expoacre está muito boa também”, salientou. Elizandra Lima, autônoma, reforçou: “O atendimento aqui foi muito bom. Mediram minha pressão e ela está ótima, e minha glicemia também”.
A turma de Técnico em Veterinária apresentou maquete ilustrando o funcionamento de sistemas de criação animal envolvendo raças de gato de corte do Brasil e do Acre, e realizou atividades educativas e lúdicas para levar conscientização sobre o uso sustentável dos recursos naturais.
Levar o público a ter uma experiência sensorial foi o objetivo dos estudantes de Análises Clínicas. Os jovens apresentaram um protótipo de braço humano feito de silicone. O visitante pôde realizar o procedimento de punção no “braço do paciente”, uma técnica que envolve a inserção de uma agulha em um vaso sanguíneo, cavidade corporal ou tecido para fins de diagnóstico ou tratamento.
Com maquetes simulando a região interna da boca, os cursistas de Prótese Dentária explicaram a forma correta do uso de próteses parciais removíveis e o processo de adaptação das peças. Além disso, os visitantes conheceram os tipos de próteses, suas diferenças e funções, e receberam dicas de manutenção da saúde bucal e reabilitação oral.
Presente nas noites de feira com as equipes do Ieptec, o presidente do instituto, Alírio Wanderley, exaltou o trabalho da instituição: “Além de gestor, eu também sou da área da saúde e sei o quanto é importante que os cursos do segmento sejam de qualidade, e essa é a nossa prioridade. Trabalhamos para que esses jovens tenham muitas experiências como essa no currículo”.
A coordenadora da Maria Moreira, Glacimar Alves, comentou da participação da escola na feira: “É com grande satisfação que, mais uma vez, a nossa escola está participando da Expoacre. Apresentamos aqui alguns cursos que ofertamos e o resultado do processo de ensino-aprendizagem que desenvolvemos com nossos estudantes. É uma excelente oportunidade de mostrar os serviços que prestamos à população e comunidade estudantil, por meio do Ieptec e do governo do Acre”, salientou.
The post Estudantes de cursos do Ieptec na área da saúde movimentam o estande da instituição durante a 50ª edição da Expoacre appeared first on Noticias do Acre .