O estande da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) levou para a Expoacre nesta quinta-feira, 31, a apresentação do coral do projeto Musical Vida, do Instituto Vida, e ações da pasta para a proteção da criança e adolescente.
A Diretoria de Direitos Humanos esteve presente em mais uma noite com a campanha de Proteção à Criança e Adolescente, e a de Assistência Social, com informações da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Como parte da programação social, as famílias que compareceram no sexto dia da maior feira agropecuária do Acre assistiram a apresentação do grupo musical idealizada pela igreja CB Vida, que faz um trabalho social com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social por meio do projeto Gol de Placa.
O coral, criado em 2021 pelo Instituto Vida, é formado por cantores amadores que se dedicam ao canto coral e conta atualmente com 20 componentes distribuídos em voz e violão, teclado e cajon.
O coordenador, Charles Felix de Oliveira, conta que a iniciativa oferece aulas gratuitas de violão, teclado, canto e voz para a comunidade. “A importância desse coral está no trabalho social que faz com as famílias, crianças e adolescentes, o que fortalece o estado como um todo e alegra os corações”, afirmou.
Quem estiver interessado em participar das aulas gratuitas, pode ir até a sede localizada na rua W, 19, Conjunto Tucumã, em Rio Branco.
Outras informações podem ser obtidas no número (68) 99250-3000 ou no Instagram: @institutovida.ac
O governo do Acre sancionou leis de combate à exploração do trabalho de crianças e adolescentes e de incentivo ao esporte no estado.
A Lei nº 4.613 institui a Semana de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes, que será realizada anualmente na primeira semana do mês de outubro, e também estará incluída no Calendário Cívico e Cultural do Estado, representando um avanço nas políticas públicas voltadas para menores de 18 anos.
Já a Lei nº 4.618, que institui a Política de Incentivo ao Esporte para Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica no estado, visa promover a inclusão social e o bem-estar dos jovens por meio do esporte.
Crescimento do orçamento da criança e do adolescente
Criação do Comitê de Apuração do Orçamento da Criança e do Adolescente (Ocad), liderado pela vice-governadora Mailza Assis, titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).
Formalizado pela Lei Estadual n° 3.762 de 2021, o Ocad é a soma dos gastos orçamentários destinados às ações e programas de proteção e desenvolvimento da criança e do adolescente
Um passo importante para o estado foi a pactuação entre os poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e sociedade civil para o desenvolvimento do projeto do Centro de Atendimento Integrado da Criança e Adolescente Vítimas de Violência (Caica). O centro visa fornecer um ambiente seguro e acolhedor para crianças e adolescentes vítimas de violência, oferecendo um atendimento multidisciplinar e todo o suporte necessário para sua recuperação física, emocional e social.
Sobre o Projeto Musical Vida
A iniciativa nasce do compromisso do Instituto Vida, em parceria com a Igreja CBVIDA, de servir à comunidade com iniciativas que integrem desenvolvimento humano, valores éticos, fé cristã vivenciada de forma acolhedora e promoção de cidadania.
A proposta dialoga com marcos legais brasileiros de proteção integral (como o Estatuto da Criança e do Adolescente) e com agendas de prevenção à violência juvenil que valorizam a oferta de atividades educativas, culturais, esportivas no contraturno escolar.
Assim, o projeto se posiciona como uma ponte entre cuidado, oportunidade e protagonismo juvenil.
The post Governo leva à Expoacre apresentação de coral do projeto Musical Vida e políticas com foco na criança e adolescente appeared first on Noticias do Acre .