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Educação do Acre promove Jornada Pedagógica e mobiliza professores da rede estadual

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) realizou entre os dias 29 e 31 de julho, em Rio Branco, a segunda edição da Jornada Peda...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
01/08/2025 às 12h26
Educação do Acre promove Jornada Pedagógica e mobiliza professores da rede estadual
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) realizou entre os dias 29 e 31 de julho, em Rio Branco, a segunda edição da Jornada Pedagógica 2025, voltada para professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, além do ensino médio e educação de jovens e adultos. O objetivo foi reavaliar as ações planejadas no início do ano letivo, fortalecer estratégias pedagógicas e alinhar os próximos passos para a melhoria da aprendizagem dos estudantes.

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A Jornada envolveu oficinas, estudos dirigidos e discussões por componente curricular, respeitando as especificidades de cada etapa de ensino e contemplando tanto as escolas urbanas quanto rurais da rede estadual.

Jornada pedagógica foi voltada para professores da rede estadual. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Jornada pedagógica foi voltada para professores da rede estadual. Foto: Mardilson Gomes/SEE

De acordo com a professora Maria das Dores Melo, chefe da Divisão dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o momento serve como ponto de análise e replanejamento. “A gente retorna com os professores durante o recesso dos alunos para verificar o que foi aplicado das ações planejadas no início do ano: o que funcionou, o que precisa ser ajustado. É uma oportunidade para ouvir os docentes e oferecer o suporte pedagógico necessário, com foco no aprendizado do aluno e na melhoria dos nossos indicadores”, explicou.

No Ensino Médio, os três dias da jornada abordaram pautas distintas. Segundo a chefe do Departamento de Ensino Médio da SEE, Danielly Matos, a formação atendeu às escolas de tempo parcial e às de tempo integral, respeitando suas diferentes matrizes curriculares.

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No ensino médio, a jornada abordou temas distintos e atendeu escolas de tempo parcial e de tempo integral. Foto: Dayana Soares/SEE
No ensino médio, a jornada abordou temas distintos e atendeu escolas de tempo parcial e de tempo integral. Foto: Dayana Soares/SEE

“No primeiro dia, o foco foi na formação geral básica e nas mudanças trazidas pela nova Política Nacional do Ensino Médio. No segundo, abordamos os itinerários formativos e as trilhas de aprofundamento. Já o terceiro foi dedicado ao projeto Superando Metas, com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, em preparação para as avaliações externas do Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica], que já acontecem em outubro”, detalhou Danielly.

Além disso, os docentes das escolas em tempo integral de ensino médio participaram de formações específicas sobre os componentes que integram o itinerário formativo exclusivo da modalidade, como Projeto de Vida, Estudo Orientado, Eletivas e Pós-Médio.

Professor Luiz Carlos Silva: “A formação nos ajuda a pensar em como melhorar nossas aulas”. Foto: Dayana Soares/SEE
Professor Luiz Carlos Silva: “A formação nos ajuda a pensar em como melhorar nossas aulas”. Foto: Dayana Soares/SEE

Para o professor Luiz Carlos Silva, da Escola Humberto Soares da Costa, a jornada representa um espaço fundamental de crescimento. “É um momento de troca e atualização. A formação nos ajuda a pensar em como melhorar nossas aulas, principalmente com foco nas habilidades avaliadas no Saeb. Melhorar o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] não é só sobre notas, é sobre garantir uma aprendizagem de qualidade para os nossos alunos”, opinou.

O secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, reforça que a jornada integra uma política mais ampla da secretaria para garantir suporte pedagógico efetivo a todas as escolas. “A Jornada é parte do nosso compromisso com a qualidade da educação pública. Envolver todos os segmentos, anos iniciais, finais e ensino médio, demonstra o empenho da secretaria em apoiar professores, escutar as realidades das escolas e construir soluções coletivas que fortaleçam o aprendizado dos nossos estudantes”, afirmou.

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