A Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), recebeu nesta semana representantes da Central Creches do Brasil, sediada em Salvador (BA), para discutir a possibilidade de uma parceria para construção de creches que possam atender a demanda do município.
O debate a respeito destas políticas públicas ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado no bairro Bandeirantes em Cuiabá. Houve a participação de autoridades e representantes de municípios do interior de Mato Grosso.
"Foram apresentados projetos que serão submetidos a análise. Há uma demanda crescente dos municípios no atendimento às crianças e estamos aberto ao diálogo. A equipe técnica vai analisar as propostas e daí avaliaremos o devido encaminhamento. A certeza é que a Prefeitura de Cuiabá está compromissada em atender as nossas crianças, mães e famílias dependentes do poder público", afirma o secretário municipal de Educação, Amauri Monge.
Pelo Plano Municipal de Educação que atende às diretrizes do Plano Nacional de Educação, a Prefeitura de Cuiabá tem o propósito de construir até o final de 2026, o total de 20 novas creches com capacidade, cada uma, de até 300 crianças.
O conselheiro nacional da Central das Creches do Brasil, Hilário Alves de Souza, explica que se trata de um programa de soberania internacional por meio de programa de ajuda humanitária.
"Nosso propósito é construir até 2.450 unidades de creches públicas no Brasil, auxiliando os 26 estados e no Distrito Federal. É um projeto com duração de 10 anos que tem a missão de zerar o déficit de creches no Brasil. Para as prefeituras receberem as novas creches, basta assinar o manifesto de interesse público, declaração de falta de vagas em creche pública e, também, assinar um convênio de termo de cooperação técnica com a Central das Creches do Brasil. O prazo para entrega das creches após ordem de serviço é de 10 a 12 meses. Estamos dispostos a auxiliar Cuiabá naquilo que for necessário", concluiu.
#PraCegoVer
A foto ilustra o secretário Amauri Monge sentado à direita com microfone na mão. Do lado esquerdo, também sentados, está uma mulher e dois homens, todos vestidos com traje devidamente social.