Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Aulas de Judô passam a integrar terapias do Cero e beneficiam crianças em reabilitação

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o esporte é uma ferramenta essencial na formação das crianças e, aliado ao tratamento, potencializa os...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
01/08/2025 às 07h17
Aulas de Judô passam a integrar terapias do Cero e beneficiam crianças em reabilitação
Para atender à demanda, o Cero abrirá três novas turmas no período da manhã, a partir do dia 3 de agosto

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o esporte é uma ferramenta essencial na formação das crianças e, aliado ao tratamento, potencializa os resultados na reabilitação. “Ações como essa reforçam o compromisso do estado com uma saúde pública mais humanizada e eficiente”, pontuou.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
O projeto teve início em maio de 2025, com aulas realizadas no período da tarde
O projeto teve início em maio de 2025, com aulas realizadas no período da tarde

As aulas são realizadas às terças e quintas-feiras, no período da tarde, sob orientação do sensei Isteferson Ferreira, faixa preta 1º Dan, que acompanha o progresso dos alunos. As turmas são destinadas a crianças com idades entre 6 e 12 anos, que participam das atividades dentro da própria unidade de reabilitação.

NOVAS TURMAS

Com o aumento da procura, foi gerada uma lista de espera com aproximadamente 30 crianças. Para atender à demanda, o Cero abrirá três novas turmas no período da manhã, a partir do dia 3 de agosto.

Continua após a publicidade
Anúncio

A coordenadora do Cero, Andréia Zulke, ressaltou que a proposta é trabalhar corpo e mente de forma integrada, contribuindo para o desenvolvimento motor, a disciplina e a autoestima das crianças. “O judô é uma prática que respeita o ritmo individual de cada aluno, o que é fundamental no contexto terapêutico”, explicou.

O secretário de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, afirmou que a meta é ampliar iniciativas multidisciplinares que promovam a autonomia e o bem-estar dos pacientes. “O investimento em momentos como esse é uma estratégia importante para tornar o tratamento mais atrativo e eficaz”, destacou.

COMPETIÇÕES

Dois alunos do projeto Judô Cero participaram da Copa Kodokan de Judô, campeonato estadual promovido pela Federação de Judô de Rondônia, no dia 26 de julho. Maria Fernanda, de 5 anos, e Davi Bretano, de 6 anos, representaram o Cero na categoria fraldinha (para crianças de até 6 anos).Cada um disputou três lutas, e ambos conquistaram o título de campeões estaduais em suas categorias.

Dois alunos do projeto Judô Cero participaram da Copa Kodokan de Judô
Dois alunos do projeto Judô Cero participaram da Copa Kodokan de Judô

O professor Isteferson Ferreira expressou orgulho pelo desempenho dos alunos e enfatizou que o projeto ensina disciplina e superação. “Elas descobrem o valor do respeito, a leveza da disciplina e a arte de se tornarem grandes”, destacou.

SOBRE O CERO

O Centro de Reabilitação de Rondônia funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, com atendimentos voltados a crianças e adultos. Para ter acesso aos serviços, é necessário cadastrar o pedido médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

A unidade está localizada na Rua Barão do Amazonas, nº 9.960, Bairro Mariana, em Porto Velho. O telefone para contato é (69) 98482-1038.

O Cero conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, neuropsicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e técnicos de enfermagem.

Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Daiane Brito
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários