A recém-nascida que foi transferida para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte (MG) , referência nacional no tratamento de queimaduras, recebeu alta médica nesta quinta-feira, 31. Após apresentar evolução clínica significativa, a bebê, que mobilizou a rede de saúde estadual e emocionou muitos, seguirá em observação por mais alguns dias em Minas Gerais, para cumprimento dos protocolos de retorno e avaliação médica.
Desde que foi identificada a necessidade de transferência, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), tem garantido todo o suporte necessário à paciente e à família. A logística para o transporte, o acolhimento no hospital de referência e o acompanhamento diário da evolução clínica foram articulados em parceria com o governo de Minas Gerais, assegurando atendimento ágil, seguro e especializado.
Mesmo após a alta hospitalar, o Estado do Acre continua oferecendo apoio aos pais da criança, que permanecem ao lado da filha nesta fase de acompanhamento. O governo também está empenhado em viabilizar o retorno da família à sua terra natal, respeitando os critérios médicos para o deslocamento e priorizando, em todas as decisões, a segurança e o bem-estar da criança.
“O governo do Estado fez todo o possível para minimizar a dor da família e assegurar que a bebê tivesse acesso ao melhor tratamento possível. Nós agradecemos ao governo de Minas Gerais, em nome do secretário de Saúde do Estado, Fábio Baccheretti, e à equipe do Hospital João XXIII por todo empenho e carinho, não só com a pequena paciente, mas também com a família nesse momento delicado. Estamos felizes em poder anunciar que em breve eles estarão retornando à sua terra natal, onde todo o acompanhamento continuará sendo garantido”, afirmou o secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal.
Paralelo ao tratamento da bebê que entra na reta final, está em curso o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que apura as responsabilidades pelo ocorrido. Após diversas oitivas, a expectativa é de que a apuração seja concluída nos próximos dias, além do inquérito que também está em curso, por parte da Polícia Civil do Estado do Acre.
The post Bebê acreana transferida para tratamento de queimaduras recebe alta médica em Minas Gerais appeared first on Noticias do Acre .