Em iniciativa do governo do Estado do Acre, promovida durante a ExpoAcre, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) participou na manhã desta quinta-feira, 31, da 2ª Oficina de Boas Práticas de Produtos da Agricultura Familiar, com foco no uso seguro e responsável de defensivos agrícolas para produtores rurais do estado.
A oficina abordou a aplicação correta de herbicidas como glifosato e 2,4-D, transporte e armazenamento adequados, além do uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O objetivo foi orientar sobre a aplicação correta, armazenamento seguro e descarte adequado de embalagens de agrotóxicos, para evitar a poluição do solo e da água, promover o uso racional com base em critérios técnicos e legais, prevenir a resistência de plantas daninhas e a presença de resíduos nos alimentos.
Também foi destacado que o uso correto de defensivos integra um manejo que inclui rotação de culturas, controle biológico e sustentabilidade. Além disso, os participantes foram informados sobre a obrigatoriedade da tríplice lavagem e a devolução dos recipientes em pontos autorizados, com emissão de comprovantes.
Para o produtor rural de Capixaba, Janis Tenório da Silva, os cuidados com agrotóxicos são essenciais para seu trabalho. “Hoje aprendi ainda mais sobre a utilização dos EPIs e a importância da entrega correta das embalagens como medida para proteger o meio ambiente e manter minha plantação saudável”, explicou.
Ao trazer o tema do uso correto de agrotóxicos para o palco da ExpoAcre, o Idaf também destacou ações de fiscalização e coleta adequada de embalagens vazias, promovendo a logística reversa em municípios do Acre, em parceria com a Associação das Revendas Agrícolas do Estado do Acre (Araac) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), com base no princípio da responsabilidade compartilhada entre agricultores, fabricantes, canais de distribuição e o poder público.
Segundo o engenheiro agrônomo do Idaf, Marcelo Machado, a capacitação buscou aumentar a produtividade com segurança, contribuindo para uma agricultura mais consciente, legal e sustentável no Acre. “O uso correto de agrotóxicos não é uma escolha — é uma responsabilidade. Produzir bem e com segurança só é possível quando o uso segue critérios técnicos. O papel do Idaf é orientar, fiscalizar e garantir que o crescimento do campo aconteça com responsabilidade, sustentabilidade e dentro da lei”, afirma.
Iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer a produção familiar e fomentar um desenvolvimento rural consciente e alinhado às normas técnicas e ambientais vigentes. Por meio de capacitações e educação sanitária, o uso responsável dos defensivos agrícolas aliado a práticas sustentáveis, como o manejo integrado de pragas, busca garantir a saúde dos produtores, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos alimentos produzidos.
The post Idaf reforça importância do uso correto de defensivos agrícolas em oficina na ExpoAcre appeared first on Noticias do Acre .