A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou na última terça-feira (29), mais uma capacitação voltada à equipe do Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres Vítimas de Violência. A formação integra um ciclo de encontros mensais, que segue até dezembro, promovido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP SUAS) da própria secretaria.
A capacitação teve como facilitadora a psicóloga Adriana Acosta e contou com a participação de 15 profissionais que atuam diretamente no serviço, entre cuidadoras, coordenadora, equipe administrativa, vigia e cozinheiras.
Durante os encontros, são abordados temas relacionados ao acolhimento e à proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade, como os diferentes tipos de violência, os ciclos e impactos da violência doméstica, acolhimento humanizado, escuta qualificada, entre outros assuntos fundamentais à atuação da equipe.
O Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres Vítimas de Violência oferece abrigo temporário a mulheres que se encontram em situação de risco iminente, mediante registro de Boletim de Ocorrência. O local funciona como espaço de proteção e cuidado, com atendimento humanizado e suporte até que as condições de segurança pessoal da usuária estejam restabelecidas.
Entre os serviços oferecidos estão o encaminhamento à rede de atendimento (CAPS, Unidades de Saúde e outros), atendimento psicológico, acompanhamento para realização de exame de corpo de delito, orientação jurídica, transporte, fornecimento de vestuário e itens de higiene pessoal, apoio na busca por pertences e preparação gradativa para o retorno ao convívio familiar ou construção de nova trajetória de vida.
Texto: Bianca Arruda
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).