A força e o protagonismo feminino ganharam espaço na maior feira de negócios do Acre. Nesta terça-feira, 29, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), em colaboração com o governo do Acre, por meio da secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), promove o Encontro de Mulheres na Expoacre, no Espaço de Integração e Negócios, no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco.
O evento, que integra a programação oficial da 50ª edição da feira, tem como objetivo valorizar a atuação feminina nos mais diversos setores produtivos, com foco especial no empreendedorismo, na cultura e na inovação. Com uma proposta que une representatividade, networking e fortalecimento de parcerias, o encontro se consolida como um momento estratégico para discutir o papel das mulheres na economia acreana.
Com apoio da Seict e da Acisa (Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre), o CMEC reforça seu compromisso em ampliar a visibilidade das mulheres nos espaços de decisão e na promoção do desenvolvimento sustentável.
A presidente da Acisa, Patrícia Dossa, destacou a importância do momento: “O encontro de hoje com as mulheres empreendedoras é uma forma de proporcionar networking entre as empreendedoras que estão expondo na FAAP e as que ainda não estão filiadas ao CMEC.”
“Tivemos casos de sucesso, com mulheres contando suas histórias, como a Expoacre, o Sebrae e o governo do Estado ajudaram a progredir nos seus negócios. Também houve uma breve apresentação do Sebrae sobre o novo projeto Furacão, mas a pauta maior é realmente esse networking entre as que já expõem e aquelas que ainda não criaram coragem ou se organizaram”, continua.
“O espaço do empreendedorismo feminino já está no quarto ano, com total apoio do governo do Estado, Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Acisa e outras entidades. Hoje contamos com 25 empreendedoras nesse espaço, e isso tem ajudado muito na economia local e na libertação financeira dessas mulheres”, conclui.
Patrícia ainda reforçou o convite para que o público conheça o Espaço do Empreendedorismo Feminino, localizado em frente à Arena de Shows da Expoacre: “Esse espaço reúne três grandes movimentos: o CMEC, o ‘Compra de Uma Mamãe’ e o ‘Ela Faz Acontecer’. Juntos, eles proporcionam visibilidade, renda e oportunidades para as nossas mulheres.”
Entre as empreendedoras presentes, a jovem Fernanda Honório Amorim, mais conhecida como Fernanda Amorim, é um dos destaques da feira com sua marca Oito Polos, especializada em camisarias com forte identidade cultural acreana: “Meu empreendimento é a Oito Polos, uma marca de camisarias com coleções voltadas para a cultura e a personalidade da nossa região. Aqui na Expoacre, trouxe a coleção ‘Meu’, com três estampas inspiradas em pontos turísticos, na culinária e nas cores da nossa bandeira. Tem versão colorida, minimalista em preto e branco, e uma versão intermediária com desconstrução das cores da bandeira. E de forma especial, lancei aqui os quimonos com essas estampas — peça que vinha sendo muito pedida pelos nossos clientes. Nem divulguei nas redes, fiz questão de tornar esse lançamento exclusivo da Expoacre.”
A empreendedora também destacou a importância do encontro promovido pelo CMEC: “Acho de suma importância ter esse tipo de reunião. Nós, empreendedores, precisamos enxergar a Expoacre como uma vitrine de novos negócios, não só de vendas. A interação com outros empreendedores e até com indústrias internacionais que estão presentes aqui pode render parcerias valiosas. Estar aqui hoje é fundamental para o crescimento da minha marca e também para o meu desenvolvimento profissional. Sou uma microempreendedora e valorizo muito esses espaços.”
Quem também marcou presença foi a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, que reforçou o papel do governo em fomentar a autonomia econômica feminina: “A Secretaria da Mulher está sempre fomentando o empreendedorismo feminino. Temos termos de cooperação técnica com coletivos, com o próprio CMEC, e estamos sempre juntos. Temos um departamento específico para fomentar a autonomia e independência econômica das mulheres, com cursos de capacitação e incentivo ao empreendedorismo. Isso é fundamental para que elas nunca fiquem dependentes financeiramente de homens — muitas vezes, essa dependência acaba mantendo-as em relacionamentos abusivos. Então, a gente super aprova essa independência, esse empreender, e hoje estamos aqui para prestigiar esse evento tão importante.”
Além de roda de conversas, o encontro contou com a presença de empresárias, gestoras públicas, produtoras culturais, artesãs e lideranças comunitárias, num ambiente colaborativo que estimula a troca de experiências e novas oportunidades de negócios.
The post Expoacre sedia Encontro de Mulheres com foco em protagonismo feminino nos negócios appeared first on Noticias do Acre .