O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) juntou a sustentabilidade e a ressocialização em um projeto inovador. O Pedais para Novos Tempos , onde pessoas privadas de liberdade reformam bicicletas apreendidas, acabou de iniciar as atividades, mas já está expondo os frutos dessa iniciativa durante a Expoacre. Os primeiros exemplares reformados estão no estande do Iapen para quem quiser ver de perto.
Para ser executado, o projeto contou com doações de bicicletas apreendidas, que estavam em posse do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), e com as penas pecuniárias, também do Poder Judiciário, para comprar os insumos necessários para a reforma.
Seu Ari Osvaldo de Oliveira mora no Pará, mas veio ao Acre encontrar a filha e ficou encantado com o projeto: “Eu acho muito louvável porque em todo lugar que a gente vai, a gente precisa sempre de ter um empurrão para tentar subir a ladeira, pois todos os dias a gente sobe um degrau na escada da vida, e ter um projeto desse aqui é louvável demais”.
A ideia é que as bicicletas retornem à sociedade, ganhando uma nova vida. O chefe da Divisão de Estabelecimento Penal de Regime Fechado de Rio Branco, Caio Pierre, é o autor do projeto e explica que as bicicletas “são doadas para que os detentos possam reformá-las e devolvê-las à sociedade em forma de doações e também em forma de venda, para refinanciar os projetos. O objetivo é trazer um ensinamento ao apenado, para que ele possa trabalhar com restauração de bicicletas, com mecânica e aceitar a oportunidade de vida ao sair da penitenciária”.
Quem estiver visitando os estandes das forças de segurança vai poder ganhar uma das três bicicletas que serão sorteadas, juntamente com o sorteio da campanha “Um Dia com a Segurança”.
The post Bicicletas apreendidas são reformadas por pessoas privadas de liberdade e expostas no estande do Iapen na Expoacre appeared first on Noticias do Acre .