A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), através da Central de Transplantes do Acre, realizou a palestra “Doação de órgãos e tecidos para transplante” na manhã desta terça-feira, 29, na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), em Rio Branco.
A ação, realizada em parceria entre o Ministério da Saúde e a Sesacre, tem como objetivo ampliar a capacitação dos profissionais da rede, promovendo o fortalecimento de todo o processo de transplantes no estado.
“A nossa intenção é ter profissionais cada vez mais habilitados e, com isso, garantir uma saúde pública cada vez melhor para esse paciente que precisa ser transplantado no nosso estado”, destaca a coordenadora da central de transplantes do Acre, Celiane Alves.
A capacitação dos profissionais de saúde fortalece a rede de cuidado, amplia conhecimentos e contribui para uma saúde pública mais eficiente e humanizada. No Acre, todas as unidades hospitalares receberão a capacitação, iniciando pela capital Rio Branco.
“Aqui nós tivemos a oportunidade de ampliar nossa visão sobre transplante, que vai muito além da troca de um órgão. Temos a oportunidade de aprender sobre o acolhimento das famílias, a importância de cada procedimento e a amplitude de tudo o que existe por trás de um transplante”, finaliza a enfermeira Daiane Nascimento.
No Acre, os avanços nos transplantes acompanham uma tendência nacional. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil realizou mais de 30 mil transplantes em 2024, o maior número da história do Sistema Único de Saúde (SUS).
Apenas em 2024, o número de transplantes chegou a 62 no estado, e já soma mais 17 transplantes em 2025, até o momento.
O Acre já realiza transplantes de fígado, rim e córnea, e agora passa a integrar o seleto grupo de estados habilitados a realizar também o transplante de tecido ósseo, consolidando-se como referência no cenário nacional.
O governo do Acre tem investido no acesso aos transplantes, assegurando estrutura adequada, capacitação de equipes e parceria com o Ministério da Saúde para que procedimentos complexos continuem sendo realizados no estado.
Mas todo esse esforço só se concretiza com a decisão de quem escolhe doar. Por isso, é essencial conversar com a família sobre esse tema. Dizer que deseja ser um doador é o que permite que sua vontade seja respeitada.
Um único doador pode beneficiar cerca de dez pessoas, com doação de órgãos como: coração, pulmões, fígado, rins, pâncreas e intestino. Além disso, tecidos como córneas, ossos, pele, tendões e vasos sanguíneos também podem ser doados.
The post Sesacre inicia capacitação sobre transplantes para profissionais da saúde no Acre appeared first on Noticias do Acre .