Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Prefeitura de Parintins dá destinação adequada a descargas adulteradas e gera renda à Associação de Catadores

Ouvir Notícia Em uma ação de combate à poluição sonora e proteção ao meio ambiente, a Prefeitura de Parintins, por meio da Empresa Municipal de Trâ...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
29/07/2025 às 13h16
Prefeitura de Parintins dá destinação adequada a descargas adulteradas e gera renda à Associação de Catadores
Foto: Eder Repolho
Ouvir Notícia

Em uma ação de combate à poluição sonora e proteção ao meio ambiente, a Prefeitura de Parintins, por meio da Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SEDEMA), fez a doação de 347 descargas adulteradas de motocicletas à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Parintins (ASCALPIN). Os objetos serão tratados e virarão produto de renda aos associados.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Na ASCAPLIN, as descargadas das motos são descaracterizadas através do processo de prensagem para que não sejam utilizadas por terceiros. O material final é comercializado às empresas que trabalham com ferro e até mesmo às próprias fabricantes de descargas, gerando renda aos 20 membros que atuam na associação.

“É de grande importância a parceria com a Prefeitura de Parintins. Esse material é doado para a associação e a gente dá um descarte final. Esse material vai direto para as empresas que fazem essa reciclagem. Então, gera uma renda para o associado que trabalha dentro da associação”, disse a presidente da ASCALPIN, Marcivone Casemiro, que atua com reciclagem há mais de 17 anos.

As descargas apreendidas são frutos de um trabalho intensivo da EMTT em blitz e demais operações na cidade. “A Prefeitura Municipal de Parintins, através da EMTT, tem especificado as suas fiscalizações no decorrer do ano e hoje a gente faz o descarte, a destruição de 347 descargas livres que faziam uma poluição sonora na nossa cidade. E a gente está fazendo a destinação justamente para a coleta seletiva da associação”, declara o diretor-presidente da EMTT, Danilo de Souza Roberto.

Continua após a publicidade
Anúncio

A adulteração das descargas de motocicletas infringe o Artigo 230 do Código Brasileiro de Trânsito e ainda a Lei 9.065/98, no Artigo 54, a Lei de Crimes Ambientais (poluição sonora). De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Wescley Tavares, diversas ações são realizadas no município com o intuito de coibir tais irregularidades.

“É a questão da poluição sonora, qualquer dano que possa causar à saúde humana. É o que fala a legislação de crimes ambientais, que é a perturbação que essas descargas acabam trazendo quando utilizadas em motocicletas aqui no município de Parintins. Então, a gente alerta a população para não usar esse material, porque agora nós vamos fazer parceria com a EMTT de estar nessas ações de blitz”, informar Wescley.

A Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SEDEMA) firmaram parceria para atuar no município de Parintins em blitz e demais operações. O objetivo é fiscalizar e manter o cumprimento da legislação ambiental e o Código Brasileiro de Trânsito.

Texto: Eldiney Alcântara – SECOM 
Foto: Eder Repolho – SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários