Estreitar a atividade fiscalizatória em obras no Município e trabalhar de forma integrada. Basicamente, este foi o resultado da reunião realizada nesta segunda-feira (28 de julho) entre representantes da Prefeitura, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU – MT), e do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01).
Representando a Prefeitura, o secretário da Cidade (Semcid), Jan Assad Lahham, e o coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Gabriel Alves Rodrigues Neto, junto a demais servidores técnicos destes dois setores, expuseram algumas situações que ocorreram neste primeiro semestre, principalmente depois de ações de fiscalização realizadas pelo NIF.
Segundo relatos recebidos pelo NIF, pessoas notificadas estariam sendo abordados por profissionais dispostos a ajudar a resolver o problema apontado na fiscalização. Em algumas situações, os notificados acabaram ficando em dúvida sobre a origem das ligações, que muitas vezes, pareciam ter origem no próprio NIF ou então na Semcid.
À época, para poder informar sobre a situação, a Prefeitura publicou no site oficial um comunicado que explicava que os servidores, tanto do NIF, quanto da Semcid, não entram em contato por telefone para fazer tal serviço, mas podem ser acionados pelos notificados para informar quais procedimentos devem ser feitos para regularizar a obra. No texto foi reforçado que “estes profissionais da Prefeitura não fazem ou corrigem projetos para solucionar estes casos, eles só fazem os apontamentos”.
“Depois do esclarecimento, esta reunião de hoje nos permitiu alinhar junto aos representantes das entidades classistas um novo protocolo, que facilite o trabalho a ser realizado, com mais agilidade e transparência”, informou o secretário da Cidade, complementando que a Lei do Alvará Fácil também passou por avaliação. “Estamos revendo alguns processos, analisando e ponderando para que o trabalho possa fluir com mais eficiência”.
O coordenador do NIF acrescentou que todas as denúncias e reclamações recebidas pelo órgão serão encaminhadas aos conselhos competentes via ofício, facilitando, desta maneira, o acesso da população a estas instituições.
Precisa falar com o NIF?
O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) disponibiliza o telefone (66) 99927 2611, que deve ser acionado pelo Whats App, permitindo assim o envio de fotos do local, bem como a localização.
O atendimento digital já garante a catalogação dos atendimentos, trazendo mais agilidade e eficiência ao trabalho.
Para quem prefere atendimento pessoal, basta procurar o NIF, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Avenida Blumenau, 2385, em frente ao Banco do Brasil. Quem optar por uma ligação telefônica, é só acionar o 3545 4769, também de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Texto: Nádia Mastella
Fotos: Ney Douglas
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).