O governo do Estado, em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), tem intensificado os esforços para fiscalizar as regras de acesso e permanência de crianças e adolescentes no Parque de Exposições Wildy Viana, durante a 50ª edição da Expoacre, que começa neste sábado, 25.
Por esse motivo, a Divisão de Proteção da 2ª Vara da Infância e da Juventude do TJAC apresentou às empresas responsáveis pela segurança da feira as normas determinadas pelo Poder Judiciário sobre o acesso de menores ao parque e também aos shows.
Em cumprimento a essas diretrizes, a revista na entrada será realizada por equipes de segurança privada, sob supervisão da Polícia Militar do Acre (PMAC). A fiscalização será intensificada tanto nos portões de acesso quanto na entrada da área dos shows, com o objetivo de garantir que nenhum menor esteja desacompanhado ou fora do horário permitido.
Além disso, segundo o vice-coordenador da Divisão, Hudson Magalhães, também será realizado o controle da presença de menores portando bebidas alcoólicas, cigarros ou outras substâncias que causam dependência.
“A cooperação está excelente. Acabamos de realizar uma reunião com as empresas que irão controlar o acesso aos shows e ao parque, porque vamos atuar em conjunto. Nosso papel também é fiscalizar o trabalho deles. Estamos unidos e esperamos que tudo corra bem. Quanto mais fiscalização houver, mais a população se educa e evita burlar as regras”, destacou Hudson.
De acordo com as diretrizes, menores de 16 anos só poderão entrar e permanecer no local acompanhados por um responsável. A presença de pessoas nessa faixa etária desacompanhadas será proibida em qualquer horário.
Já adolescentes de 16 e 17 anos poderão entrar e permanecer no evento desacompanhados, mas apenas até a meia-noite. Após esse horário, será obrigatória a presença de um acompanhante, seguindo os mesmos critérios exigidos para menores de 16 anos.
O responsável pela empresa Doze Segurança, que atuará nas revistas e fiscalizações na área dos shows, Moisés Serafim, afirmou que o apoio do governo estadual e o reforço da PMAC são fundamentais para o bom andamento da operação.
“As instruções que recebemos nos dão respaldo, pois lidamos com uma grande dificuldade em relação à falta de compreensão de algumas pessoas quanto às proibições. Na maioria das vezes há conflitos, mas já conseguimos entender melhor a situação e contamos com o apoio do Poder Judiciário e da Polícia Militar, que darão suporte ao nosso efetivo”, pontuou Moisés.
São considerados acompanhantes autorizados os pais, avós, irmãos, tios, padrasto, madrasta ou qualquer pessoa maior de idade, desde que tenha autorização dos responsáveis legais e esteja portando documento de identificação com foto.
The post Parceria entre Estado e Judiciário garante proteção a crianças e adolescentes na Expoacre appeared first on Noticias do Acre .