Nesta terça-feira (22), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria da Educação, promoveu a 1ª Mostra das Boas Práticas da Educação Infantil. O evento, realizado na Câmara Municipal, reuniu cerca de 300 profissionais da educação das instituições de Educação Infantil.
De acordo com a secretária de Educação, Elaine Lovatel, a mostra teve como objetivo apresentar as ações pedagógicas realizadas nas escolas municipais e oferecer um espaço de diálogo e troca de experiências entre os educadores. “Vivenciamos práticas excelentes da pedagogia participativa que retratam o ensino cuidadoso e de qualidade ofertado nas unidades escolares”.
A pedagogia participativa coloca a criança no centro do processo de aprendizagem, incentivando sua participação ativa e promovendo maior autonomia na construção do conhecimento. Essa abordagem educacional respeita e valoriza os interesses e necessidades individuais das crianças.
Nesse sentido, as instituições de Educação Infantil da rede municipal adotam práticas pedagógicas como ateliês com materiais não estruturados, atividades sensoriais e externas, que promovem o contato com os elementos da natureza.
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
“A infância é viva, cheia de experiência e necessita de movimento. A abordagem participativa permite que cada criança desenvolva habilidades no seu ritmo e troque experiências com o coleguinha. Quando respeitamos os interesses e as necessidades individuais, conseguimos promover uma aprendizagem mais plena para todos”, ressaltou a professora da Creche Menino Jesus, Rachel Perobelli.
Para valorizar os interesses das crianças, as professoras criam, dentro das salas de referência, microambientes com diferentes tipos de materiais não estruturados. Essa dinâmica de ensino proporciona maior liberdade para que as crianças escolham e inventem suas próprias formas de brincar.
A coordenadora da Educação Infantil do município de Boa Esperança do Norte, Maristela Alves, estava presente no evento e parabenizou a Secretaria de Educação pela iniciativa. “Foi muito produtivo ter esse momento de troca de experiências e conhecer como as práticas da pedagogia participativa são implementadas na Educação Infantil de Lucas do Rio Verde. Com certeza, saímos daqui inspiradas pelas atividades apresentadas pelas professoras”.
A implementação da abordagem participativa nas instituições de Educação Infantil reafirma o compromisso da gestão municipal com uma educação de qualidade, centrada no respeito às infâncias e no protagonismo das crianças. A 1ª Mostra das Boas Práticas evidencia o empenho dos profissionais da rede em construir experiências pedagógicas que fortalecem o desenvolvimento integral das crianças e promovem um ambiente de aprendizagem mais significativo.