Melhorar o fluxo de trânsito e diminuir o número de acidentes registrados nas vias sorrissenses. Essa é a proposta com o reforço no número de redutores de velocidade, as lombadas eletrônicas, que vem sendo instaladas em pontos estratégicos pela cidade. Hoje, por exemplo, está em fase final a instalação de um redutor na Avenida Porto Alegre e outro na rua Lupicínio Rodrigues.
O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), o coronel da reserva da Polícia Militar, Adriano Denardi, pontua que os redutores de velocidades são fixos com display externos, e contam com sistema de gestão de dados e acidentes de trânsito, permitindo a geração de relatórios estatísticos. Também conhecidos como “lombadas eletrônicas”, os redutores proporcionam ainda videomonitoramento por leitura automática de placas, com envio de dados online para a Polícia Militar.
Hoje, o Município já conta com redutores instalados em 42 pontos estratégicos, com a nova etapa, esse número passará para 52 pontos. Todos os locais já instalados ou em processo de instalação foram indicados pelo Plano de Ação Imediata para o Trânsito (PAIT) e já passaram por aprovação do Grupo de Gestão Integrada (GGI) sorrisense. Especificamente no caso dos locais já em funcionamento, os equipamentos foram alugados via processo licitatório e mensalmente o Município vem aplicando mais de R$ 160 mil em recursos próprios no sistema de videomonitoramento. Assim que os novos pontos estiverem prontos, esse valor deve chegar à casa dos R$ 190 mil.
Conforme Denardi, além dos redutores, outras ações como a instalação de vias binárias e de câmeras, visam o uso da tecnologia como ferramenta para ampliar e melhorar a gestão de segurança – quer seja no trânsito ou pessoal, no Município. “Estamos buscando ações que visam trazer mais fluidez ao trânsito, bem como mais segurança a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas”, detalha.
O adjunto da pasta, Gilvano de Ávila, lembra que esse planejamento vem sendo discutido há muito tempo. “O reforço no trânsito sorrisense não é novidade e a gente percebe que o fluxo de veículos vem aumentando muito, chegamos a um ponto que tanto redutores de velocidade como binários são necessários e vem para dar um fôlego ao trânsito local”, finaliza.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Pinheiro
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