A mobilidade urbana com respeito e inclusão tem sido um dos compromissos da Prefeitura de Porto Velho. Entre as ações implementadas está a criação e ampliação de vagas exclusivas de estacionamento destinadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pessoas com deficiência (PcD) e idosos. Além da sinalização horizontal e vertical nesses espaços, a gestão municipal também tem garantido um processo ágil para emissão da credencial que permite o uso correto dessas vagas.
Tereza Alves, ambulante na Praça das Três Caixas D’Água, conta que vê de perto a realidade de muitas famílias com filhos autistas e idosos. “Muito importante. Nossa capital estava precisando disso. O povo deve dar valor e considerar essas crianças que não têm culpa de nascer com essa deficiência. Eu sempre curto os vídeos do prefeito quando ele fala das ações voltadas aos autistas”, relatou.
Vagas sinalizadas e com garantia de uso legal
As vagas prioritárias seguem os padrões de sinalização definidos pelas normas de trânsito. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Mobilidade (Semtran), também busca conscientizar a população sobre a importância do respeito a esses espaços.
Para garantir o uso correto das vagas, é necessário portar a credencial de estacionamento, que é emitida de forma gratuita pela Semtran. O processo é simples, rápido e acessível.
Mais que sinalização: uma cidade mais justa
A sinalização das vagas e a emissão da credencial fazem parte de uma política mais ampla de inclusão adotada pela Prefeitura de Porto Velho, que envolve também capacitação de servidores, campanhas de conscientização e o fortalecimento de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e suas famílias.
A população pode contribuir com esse processo respeitando as vagas, denunciando irregularidades e promovendo uma cultura de empatia e cidadania.
Texto:Jhon Silva
Fotos:Jhon Silva
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)