Com foco no dia do motorista, comemorado em 25 de julho e do motociclista no dia 27, personagens que desempenham papel importante na sociedade, os condutores são homenageados neste mês, período para valorizar e reconhecer essas duas relevantes categorias. Além da celebração, as datas também servem para conscientizar sobre a importância da direção segura e do respeito às leis de trânsito. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) organizou uma série de ações educativas para serem executadas ao longo do mês.
As atividades serão intensificadas pela Escola Pública de Trânsito (EPTran), na semana de 25 a 31 de julho, com o propósito de reduzir os sinistros e mortes no trânsito. As atividades vão abordar os perigos da velocidade e da pressa ao conduzir veículos, em especial no período de férias escolares, buscando o fortalecimento da cultura do respeito às normas do trânsito e o incentivo a uma condução mais tranquila e segura.
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
Alinhado ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), o Detran-RO tem como meta principal a redução de pelo menos 50% no índice de mortes no trânsito por grupos de habitantes, comparado aos dados de 2020 até 2030.
De acordo com o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, reduzir o número de mortes no trânsito é a principal missão. “Por isso, vamos manter as fiscalizações, mas também avançar na promoção da educação para o trânsito, com a implementação de ações contínuas nas escolas e campanhas educativas permanentes em todos os municípios”, enfatizou.
VIAJANDO NAS FÉRIAS
Por ser um período de férias escolares, o mês de julho também terá intensificação de abordagens direcionadas para a temática ‘Viajando nas Férias’.
As ações contemplam dicas de segurança no trânsito, como:
Segundo o coordenador das ações educativas da EPTran, Joe Araújo dos Santos, também faz parte da estratégia de divulgação junto aos condutores, o repouso antes de iniciar uma viagem e também pausas durante o percurso, se for viagem longa. “O sono é uma necessidade biológica fundamental para a vida. Ele influencia o desempenho físico e mental. Por isso, a prevenção da fadiga é essencial para manter a atenção ao volante, sobretudo aos motoristas que atuam de forma remunerada”, explicou.
Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Geovani Berno e João Muniz
Secom - Governo de Rondônia