Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Com destaque para soja, minério e petróleo, portos do Sudeste movimentaram 60 milhões de toneladas em maio

Crescimento foi de 8,31% em relação ao mesmo mês do ano passado

Redação
Por: Redação Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos
22/07/2025 às 11h55
Com destaque para soja, minério e petróleo, portos do Sudeste movimentaram 60 milhões de toneladas em maio
Crescimento foi de 8,31% em relação ao mesmo mês do ano passado - Foto: Foto: Divulgação/Porto de Santos

Os portos da Região Sudeste bateram recorde de movimentação no mês de maio, com 60 milhões de toneladas de carga transportadas, o maior volume já registrado para o mês. O crescimento foi de 8,31% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram movimentadas 55,4 milhões de toneladas. Os dados são do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

As cargas de granel sólido impulsionaram a alta na movimentação portuária. O minério de ferro subiu de 4,7 milhões de toneladas, em maio de 2024, para 14 para 14,3 milhões no mesmo mês de 2025. A soja passou de 2,2 milhões para 8 milhões de toneladas no mesmo período. O setor de petróleo e derivados também registrou forte crescimento.

Movimentação portuária - Região Sudeste
Movimentação portuária - Região Sudeste

Os derivados de petróleo, exceto o óleo bruto, cresceram de 1,4 milhão para 4 milhões de toneladas. Somados, o petróleo bruto e seus derivados alcançaram 8 milhões de toneladas movimentadas no mês.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o resultado reforça a importância estratégica do setor para a economia do Brasil. “Estamos promovendo uma verdadeira transformação nos portos brasileiros, com investimentos em infraestrutura, inovação e ampliação da capacidade de movimentação. Esses avanços geram mais eficiência logística, aumentam a competitividade do país e impulsionam a geração de empregos e de renda em todas as regiões. O setor portuário é fundamental para o crescimento do Brasil", afirmou.

Entre os portos públicos e os terminais privados da Região, os principais volumes foram registrados no Porto de Santos (SP), com 13 milhões de toneladas; terminal de Tubarão (ES), 7,4 milhões; Porto de Itaguaí (RJ), 6,4 milhões; terminal de Angra dos Reis (RJ), 3,5 milhões; e terminal de São Sebastião (SP), 3,3 milhões.

Apesar do aumento na carga transportada em contêineres, que passou de 4,7 milhões para 5,7 milhões de toneladas no mês de maio, o ritmo desacelerou, com queda de 3,44% em maio. O motivo principal foi a redução nas operações de cabotagem e longo curso, que recuaram 13,32%.

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários