Servidores administrativos e gestores de escolas das zonas urbana e rural (terra firme e várzea) participaram nesta segunda-feira (21) do Encontro Municipal do Censo Escolar 2025, promovido pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O encontro aconteceu na escola municipal Beatriz Maranhão e teve a participação da prefeita em exercício, Vanessa Gonçalves, secretária municipal de Educação, Gizelle Soares, subsecretária Carla Joseane Maciel e o coordenador do Censo Escolar, André Nascimento.
O Censo Escolar é promovido anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e é a principal ferramenta de coleta de dados estatísticos da educação básica no Brasil, envolvendo as redes pública e privada. Por meio da coleta de informações sobre escolas, alunos, professores e turmas, o Censo também é utilizado como instrumento de avaliação e captação de recursos para a educação básica. O levantamento também é um dos itens utilizados como parâmetro no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Vanessa Gonçalves destacou que a educação é prioridade da administração do prefeito Mateus Assayag. Segundo ela, o censo será primordial para o direcionamento de investimentos e políticas públicas para as escolas das zonas urbana e rural. "Eu tenho certeza que vamos buscar muito mais investimentos para o nosso município de Parintins. E é isso que nós queremos para poder contribuir, para somar. A nossa preocupação, tanto do prefeito Mateus quanto a minha, é focar cada vez mais na educação e ajudar os nossos alunos, os nossos jovens, as nossas crianças", enalteceu.
A secretária de Educação, Gizelle Soares, exaltou o envolvimento e empenho de todas as escolas na realização do Censo Escolar 2025. Segundo a secretária, a formação promovida nesta segunda é primordial para a atualização de informações com relação a plataforma Educacenso, sítio eletrônico do INEP, onde os dados sobre as escolas são armazenados.
“A plataforma do Educacenso mudou. Todos nós precisamos estar por dentro dessa plataforma. O Censo Escolar é algo essencial para o município, porque também é uma forma de captar recursos. É onde a gente passa todas as informações da rede municipal dos nossos alunos. Todas as informações que são passadas dentro do sistema precisam ser feitas pelos nossos administrativos minuciosamente", comentou.
Em Parintins, o Censo Escolar 2025 ocorre até o dia 10 de agosto, envolvendo servidores administrativos de todas as escolas da zona urbana, zona rural terra firme e zona rural várzea. As atividades são gerenciadas pela Coordenação do Censo Escolar e Gerência de Estatística da Semed.
Texto: Daniel Sicsú - SEMED/SECOM
Fotos: Simone Brandão - SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)