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Procon inicia 6º Mutirão de Negociação de Dívidas e Atendimento aos Consumidores Superendividados e Endividados

O governo do Acre, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC), inicia nesta segunda-feira, 21, o 6º Mutirão de Negociação...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
21/07/2025 às 09h30
Procon inicia 6º Mutirão de Negociação de Dívidas e Atendimento aos Consumidores Superendividados e Endividados
Foto: Reprodução/Secom Acre

O governo do Acre, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC), inicia nesta segunda-feira, 21, o 6º Mutirão de Negociação de Dívidas e Atendimento aos Consumidores Superendividados e Endividados, com ações previstas até 21 de agosto de 2025. A iniciativa tem como foco apoiar pessoas com dificuldades financeiras, oferecendo orientação, acolhimento e oportunidades reais de renegociação.

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Servidor do Procon realizando atendimento na OCA. Foto: Emely Azevedo/Procon
Servidor do Procon realizando atendimento na OCA. Foto: Emely Azevedo/Procon

A ação é promovida pelo Setor de Superendividamento do Procon/AC e está alinhada com a Lei Federal nº 14.181/2021 (Lei do Superendividamento) e com a Lei Estadual nº 4.583 , que trata do combate ao superendividamento no Acre. Trata-se de uma das pautas prioritárias do Procon/AC, em conjunto com os Sistemas Nacional (SNDC) e Estadual (Sisdecon) de Defesa do Consumidor, para garantir equilíbrio nas relações de consumo.

A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, destaca o papel do mutirão como ação estratégica de cidadania:
“Nossa missão vai além da fiscalização. Queremos ajudar quem enfrenta dificuldades financeiras a reorganizar sua vida, recuperar a tranquilidade e voltar a consumir de forma consciente e segura”.

Durante o mutirão, os consumidores receberão atendimentos individualizados, triagem financeira, orientações sobre renegociação direta com credores e materiais educativos sobre prevenção ao endividamento.

Quem pode participar?

A ação contempla consumidores endividados, que possuem dívidas, mas ainda conseguem arcar com seus compromissos, e consumidores superendividados, cuja renda já não é suficiente para manter o pagamento das dívidas sem comprometer despesas básicas, como alimentação, moradia e saúde.

Locais de atendimento:

  • Organização em Centros de Atendimento (OCAs) de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia e Xapuri;
  • Unidades regionais do Procon em Rio Branco, Sena Madureira, Brasileia, Tarauacá e Cruzeiro do Sul .

Documentos necessários:

  • RG e CPF ou CNH;
  • Comprovantes atualizados de despesas mensais fixas (energia, água, alimentação, aluguel, medicamentos etc.);
  • Comprovantes de renda familiar (cônjuge, filhos, se houver);
  • Extratos bancários dos últimos três meses;
  • Relatório de consignações atualizado;
  • Contratos e relação de todos os credores, inclusive os não consignados;
  • Certidões atualizadas de débitos no SPC e Serasa;
  • Consulta no Registrato (Banco Central).Observação: outros documentos poderão ser solicitados, conforme a necessidade.

Dívidas que não podem ser renegociadas:

  • Tributos e impostos;
  • Pensão alimentícia;
  • Crédito habitacional (ex: financiamento da casa própria);
  • Crédito rural;
  • Produtos ou serviços de luxo;
  • Adiantamento de 13º salário.

O Procon/AC reforça seu compromisso com um atendimento próximo da população, garantindo informação, segurança e justiça nas relações de consumo. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (68) 3223-7000, pelo e-mail procon.acre@ac.gov.br, ou presencialmente, nas OCAs, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

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