Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Policiais penais participam de curso para aprimorar procedimentos de abordagem

Para fortalecer a atuação no sistema prisional, policiais penais participaram do curso “Noções de Abordagem Policial”, realizado pelo Governo de Ro...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
19/07/2025 às 07h15
Policiais penais participam de curso para aprimorar procedimentos de abordagem
A formação reuniu servidores para aprimorar procedimentos e garantir abordagens mais seguras e eficazes

Para fortalecer a atuação no sistema prisional, policiais penais participaram do curso “Noções de Abordagem Policial”, realizado pelo Governo de Rondônia em Porto Velho, nos dias 17 e 18 de julho. A formação abordou técnicas operacionais, segurança pessoal e protocolos que visam garantir abordagens seguras, reunindo x servidores.

Promovido pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), por meio da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), o curso teve carga horária de 20 horas, com atividades nos turnos da manhã e tarde. A capacitação visagarantir que os participantes conheçam os procedimentos de segurança necessários para minimizar riscos e conflitos durante as abordagens.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca a importância de investir na capacitação dos policiais penais. “Cursos como este são fundamentais para fortalecer a segurança no sistema prisional e proteger a sociedade, além de valorizar o trabalho de cada servidor”, pontuou.

CAPACITAÇÃO

Capacitação promovida pela Sejus e Esep reforça a importância do preparo técnico dos policiais penais.
Capacitação promovida pela Sejus e Esep reforça a importância do preparo técnico dos policiais penais.

O curso abrange desde os fundamentos teóricos e legais até a prática de técnicas de abordagem veicular e procedimentos em diferentes cenários, incluindo áreas remotas e ambientes fechados. Essa capacitação é essencial para a qualificação profissional, permitindo que os policiais penais atuem com mais segurança, eficiência e respeito aos direitos humanos, contribuindo para um ambiente de segurança pública mais justo e eficaz.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ao longo das atividades, foram trabalhados os seguintes conceitos e objetivos:

  • Princípios da abordagem;
  • Aspectos legais;
  • Elementos que compõem a abordagem;
  • Tipos de abordagem;
  • Níveis de abordagem e
  • Fases da abordagem.

Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, essa qualificação amplia o conhecimento técnico dos policiais penais, garantindo que atuem de forma segura e eficiente, sempre com respeito à lei e aos direitos humanos.

Fonte
Texto: Assessoria Sejus
Fotos: Gabriel Benito e Arquivo Sejus
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários