O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), deu início ao projeto Pedais Para Novos Tempos , uma oficina de bicicletas que funciona no Complexo Penitenciário de Rio Branco, com mão de obra de pessoas privadas de liberdade, para reformar bicicletas. A atividade, é financiada pelas penas pecuniárias do Poder Judiciário, e contou ainda com a doação de 250 bicicletas apreendidas, que estavam com o Tribunal de Justiça do Acre.
O projeto, que viabiliza o trabalho e, por meio dele, a remissão de pena, também pretende capacitar inicialmente 20 pessoas privadas de liberdade, para trabalhar com a reforma e manutenção das bicicletas, tornando mais fácil a reintegração dos egressos à sociedade.
Inicialmente, seis homens trabalham na oficina. M. R. está entre eles e fala que quer aproveitar a oportunidade para se profissionalizar: “Me especializar mais aqui, com a oportunidade que estão me dando. Meu sonho é mexer com bicicleta e com moto, se der tudo certo e no nome de Jesus, vai”.
Além da ressocialização, o projeto Pedais Para Novos Tempos, recicla bicicletas que estão sem uso, e devolve para a sociedade em pleno funcionamento. “O objetivo é buscar bicicletas apreendidas pela justiça e reformá-las, para entregar novamente à sociedade, seja por meio de venda por um preço acessível, seja por meio de doação, através dos nossos canais”, explica o chefe de Divisão de Estabelecimento Penal de Regime Fechado de Rio Branco, Caio Pierre Carvalho.
Vale ressaltar que o dinheiro arrecadado com as vendas das bicicletas será revertido ao Fundo Penitenciário do Acre e destinado à manutenção do projeto. Os primeiros exemplares reformados vão estar expostos no estande do Iapen durante a Expoacre, para que a população possa conhecer de perto esse trabalho.
The post Projeto Pedais Para Novos Tempos inicia atividades dentro do sistema prisional appeared first on Noticias do Acre .