Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Jucadiro celebra a diversidade com tema nordestino no Flor do Maracujá 2025

AAgremiação Junina da Diversidade Rondoniense (Jucadiro), vem consolidando sua presença no cenário cultural de Porto Velho desde sua criação em 201...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
15/07/2025 às 10h26
Jucadiro celebra a diversidade com tema nordestino no Flor do Maracujá 2025
A quadrilha nasceu com a missão de valorizar a diversidade e fortalecer a cultura popular por meio da arte junina

AAgremiação Junina da Diversidade Rondoniense (Jucadiro), vem consolidando sua presença no cenário cultural de Porto Velho desde sua criação em 2018. Fundada por Gilmara Lopes, Raimundo Veloso e Evaldo Hevoldh, a quadrilha nasceu com a missão de valorizar a diversidade e fortalecer a cultura popular por meio da arte junina. Este ano, a Jucadiro se prepara para mais uma apresentação no tradicional Arraial Flor do Maracujá, que será realizado de 1º a 10 de agosto, no Parque dos Tanques, reunindo 35 agremiações folclóricas entre quadrilhas, bois-bumbás e grupos de duelos tribais.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Flor do Maracujá é mais do que uma festa, é a expressão viva da identidade cultural dos rondonienses. “O arraial celebra a diversidade, fortalece as tradições e reforça o quanto a cultura popular é essencial para construirmos uma Rondônia mais inclusiva e cheia de orgulho das suas raízes”, evidenciou.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A presidente de honra da Jucadiro, Gilmara Lopes, disse que “o tema deste ano é – São João, ele e o sertão. O nosso tema presta homenagem às tradições nordestinas e retrata a vida no semiárido brasileiro, com a proposta de emocionar o público com um enredo que aborda a seca, a fauna, a flora e, principalmente, a resistência do povo sertanejo. É uma celebração da vida no sertão e da fé que move essas comunidades.”

Joelma Veloso, Rainha da Agremiação
Joelma Veloso, Rainha da Agremiação

HISTÓRIA E TRAJETÓRIA

A agremiação conta atualmente com 70 brincantes, 6 pessoas na diretoria e 25 na coordenação. Os ensaios acontecem de segunda a sexta-feira, a partir das 23h, na quadra da Escola Risoleta Neves, na Zona Leste de Porto Velho.

Continua após a publicidade
Anúncio

Em 2019, apenas um ano após sua fundação, a Jucadiro alcançou um marco importante ao ser promovida ao Grupo Especial das quadrilhas juninas da Capital. Em 2024, a agremiação conquistou o 10º lugar no festival e segue firme nos preparativos para a nova temporada.

O titular da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Paulo Higo, ressaltou que a gestão estadual apoia manifestações que valorizam nossas tradições e dão voz à diversidade cultural de Rondônia. “A Jucadiro é um exemplo inspirador de como a arte junina pode ser instrumento de inclusão, resistência e emoção. Que sua apresentação no Flor do Maracujá 2025 encante e fortaleça ainda mais o cenário cultural da nossa Capital.”

Fonte
Texto: Paulo Amorim
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários