Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Arraial Flor do Maracujá valoriza cultura de Rondônia e acontece de 1º a 10 de agosto, em Porto Velho

Com mais de quatro décadas de história, o Arraial Flor do Maracujá é mais do que uma festa, é um símbolo da identidade cultural de Rondônia. Realiz...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
11/07/2025 às 08h31
Arraial Flor do Maracujá valoriza cultura de Rondônia e acontece de 1º a 10 de agosto, em Porto Velho
Evento tradicional reúne quadrilhas, bois-bumbás e culinária típica no Parque dos Tanques, em Porto Velho

Com mais de quatro décadas de história, o Arraial Flor do Maracujá é mais do que uma festa, é um símbolo da identidade cultural de Rondônia. Realizado no Parque dos Tanques, em Porto Velho, o evento reúne milhares de pessoas todos os anos para prestigiar a beleza, a criatividade e a força das manifestações populares, com apresentações de quadrilhas juninas, bois-bumbás, grupos folclóricos, além de música regional e uma variedade de comidas típicas.

A 41ª edição do Arraial já tem nova data confirmada. Atendendo a uma solicitação da União Junina Portovelhense (UNAJUP), entidade que representa os grupos folclóricos da Capital, a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) anunciou que o evento acontecerá de 1º a 10 de agosto. A decisão foi tomada em conjunto com as agremiações, que demonstraram a necessidade de mais tempo para concluir os preparativos.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Segundo a presidente da UNAJUP, Irineia Leal Oliveira, a prorrogação é essencial para garantir a qualidade das apresentações. “Diversos grupos ainda não estão plenamente prontos, devido a desafios logísticos, estruturais e financeiros. Com esse prazo a mais, vamos garantir figurinos completos, alegorias prontas e espetáculos ainda mais organizados para o público”, garantiu.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Arraial Flor do Maracujá é uma das expressões mais autênticas da identidade cultural do estado. “O governo de Rondônia segue comprometido com a valorização das tradições populares. Cada quadrilha, cada boi-bumbá e cada grupo folclórico representa o esforço de comunidades inteiras em manter viva a nossa história. A iniciativa movimenta a economia, fortalece o turismo e, acima de tudo, une as famílias rondoniense em torno da nossa cultura”, evidenciou.

Arraial faz parte do Calendário de Eventos Oficiais e reforça, ainda mais, as tradições no período junino
Arraial faz parte do Calendário de Eventos Oficiais e reforça, ainda mais, as tradições no período junino

Sensível à importância do movimento folclórico para a cultura estadual, o secretário da Sejucel, Paulo Higo, reforçou o compromisso do governo de Rondônia em valorizar o setor cultural. “O Flor do Maracujá é um patrimônio do povo rondoniense. Nosso objetivo é assegurar que todas as agremiações possam se apresentar com excelência, honrando essa tradição tão querida. A mudança de data permite que o evento mantenha sua grandiosidade”, afirmou.

Continua após a publicidade
Anúncio

HISTÓRIA E PATRIMÔNIO IMATERIAL

A origem do nome “Flor do Maracujá” surge em homenagem à primeira quadrilha registrada em Porto Velho, a Quadrilha Flor do Maracujá. Em 31 de outubro de 2019, foi sancionada pelo governador Marcos Rocha, a Lei nº 4.635 , que tornou o Arraial Flor do Maracujá, Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Rondônia, fazendo parte do Calendário de Eventos Oficiais, para reforçar, ainda mais, as tradições no período junino.

Fonte
Texto: Paulo Amorim
Fotos: Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários