Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Porto do Pecém fecha primeiro semestre com alta de 38% na movimentação de contêineres

Terminal cearense registrou crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2024

Redação
Por: Redação Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos
10/07/2025 às 17h12
Porto do Pecém fecha primeiro semestre com alta de 38% na movimentação de contêineres
Porto do Pecém bate recorde no primeiro semestre, com um aumento de 38% na movimentação de contêineres - Foto: Vosmar Rosa

O Terminal Portuário do Pecém, no Ceará, encerrou o primeiro semestre de 2025 com resultados positivos. No período, foram movimentadas 9,9 milhões de toneladas, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2024. O destaque ficou também com a movimentação de contêineres, que cresceu 38%, alcançando 3,9 milhões de toneladas.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Dados do Complexo indicam que, no primeiro semestre, os embarques somaram 3,7 milhões de toneladas, registrando um avanço de 11,6%. Já os desembarques chegaram a 5,9 milhões de toneladas, com alta de 6,9%.

Além disso, as cargas de longo curso tiveram crescimento expressivo, com aumento de 24% no volume transportado e um salto de 183% na movimentação de contêineres nesse segmento.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o desempenho está alinhado às diretrizes do Governo Federal para fortalecer a infraestrutura portuária, com foco na modernização dos terminais, atração de investimentos e ampliação da competitividade nacional. “O crescimento do Porto do Pecém demonstra o acerto da política portuária nacional, que tem como prioridade integrar os portos à cadeia de desenvolvimento regional e ao comércio exterior. Estamos comprometidos com uma logística mais eficiente, moderna e sustentável”, afirmou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com infraestrutura moderna e capacidade para movimentar diferentes tipos de carga, o porto desempenha papel central no escoamento da produção regional. No primeiro semestre de 2025, os tipos de carga com maior participação foram o granel sólido, com (43%), carga solta (42%) e conteinerizada (15%), o que reflete a diversificação das operações e o fortalecimento das exportações e importações.

Sobre o porto

Localizado no município de São Gonçalo do Amarante (CE), o Porto do Pecém é um hub logístico estratégico no Nordeste, conectado a sete linhas de cabotagem e quatro rotas de longo curso que ligam o Brasil a mercados das Américas, Europa e Ásia.

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários